Fluxo de visitantes a shopping centers recua 0,6% em janeiro, aponta índice IVSC
Em janeiro de 2016, o fluxo de visitantes nos centros de compras do País caiu 0,6% na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do índice IVSC, realizado pela ABRASCE em parceria com a FX Flow Intelligence, empresa especializada no monitoramento de fluxo de visitantes. A pesquisa é mensal e leva em conta os dados obtidos pela companhia no acompanhamento dos consumidores nos principais centros de compras do país.
O número se manteve estável sobretudo ao bom desempenho da região Sudeste, que registrou alta de 4,53% no mesmo período analisado. Em contrapartida, os shopping centers sulistas tiveram uma retração de -7,88% no total de visitantes.
“Essa ligeira queda é reflexo da crise econômica no país. Com menor poder de consumo, os brasileiros simplesmente evitam estar nestes espaços para reduzir chances de compras”, comenta Marcelo Tavares, CEO da FX Flow Intelligence.
Na comparação com dezembro de 2015, a queda foi mais abrupta, com retração de 19,43%. O desempenho em janeiro já era esperado com desaceleração por dois motivos: primeiro, a alta demanda dos shopping centers durante o período natalino; depois, a tendência do primeiro mês do ano ser mais fraco que os demais.
Menos inaugurações de shoppings
Segundo a ABRASCE, em 2015 foram inaugurados 18 novos shopping centers – em 2014 foram 25 inaugurações. Por outro lado, a entidade celebra alta de 6,5% nas vendas em relação ao ano anterior, atingindo o total de R$ 151,5 bilhões. O Sudeste concentrou o maior faturamento, com R$ 87 bilhões. A estimativa indica o mesmo ritmo de crescimento nas vendas em 2016.
Categoria: Pesquisas