Fluxo de visitantes no varejo caiu em fevereiro ante janeiro, revela índice da Seed

| 21/03/2016 - 10:17 AM | Comentários (0)

shopping-590x389

De acordo “Índice SEED de Varejo”, levantamento realizado pela Seed, empresa de inteligência para o varejo físico, em fevereiro, o fluxo de visitantes em estabelecimentos de shoppings e de rua caiu 23%em relação a janeiro. A maior queda veio de lojas de varejo de shopping, com uma retração de 25%. Já o fluxo em lojas de rua caiu 13%, ainda se comparado ao mês anterior. A análise da evolução do fluxo do varejo de rua e shopping sugere ainda uma maior elasticidade no número de visitantes de shoppings. Em janeiro, quando comparado a dezembro de 2015, a retração em lojas de shopping foi de 40% e de rua 22%

Segundo Alexandre Salvador, fundador da Seed e especialista em varejo, eventos sazonais são responsáveis pela redução no fluxo de visitantes no varejo. “Black Friday e Natal elevam o fluxo em lojas de shoppings em relação às lojas de rua, o que explica a queda em janeiro, e o Carnaval explica a queda no fluxo em fevereiro”, explica.

Em relação grande datas do varejo, como o Natal, o levantamento mostra que, em outubro de 2015, lojas de rua e de shopping tiveram aumento de fluxo na casa dos 11%. Em novembro, no mês da Black Friday, as lojas de shopping dispararam mais 16% e as de rua 8%. Já em dezembro, com as compras natalinas, as pessoas buscam mais as lojas em shoppings, que teve aumento de fluxo de 59%. No mesmo período, as lojas de rua tiveram aumento de 33% no número de visitantes.

image01

Metodologia do levantamento

O “Índice SEED de Varejo”, que analisa o fluxo de pessoas em lojas de rua e shopping, é calculado automaticamente por meio da ferramenta da SEED implantada em seus clientes. A tecnologia da empresa, que conta com sensores de contagem de pessoas nas entradas dos estabelecimentos, permite uma série de analises baseadas na contagem de pessoas que entram nas lojas. Os números apresentados no levantamento são a consolidação das informações dos clientes agrupados entre lojas de shoppings e lojas de rua, apresentando informações consolidadas sobre eletroeletrônicos, perfumaria, brinquedos, ótica, moda e artigos esportivos.

Por meio da contagem de pessoas, é possível identificar os períodos com maior e menor movimento ao longo dos dias e horários. A ferramenta calcula informações como: número de visitantes por hora, horários de pico e baixa e faz a comparação de fluxo analisando os períodos.

Tags: , , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.