Inflação no e-commerce aumenta para 6,61% em março
Em março de 2013, o índice e-Flation registrou inflação de 6,61% nos preços apresentados nos sites de e-commerce, o que representa uma elevação de 7 p.p. em relação ao mês anterior, quando o indicador apontou deflação de 1,61%.
Seis categorias apresentaram inflação em março, são elas: “Moda e acessórios” (29,98%), “Brinquedos” (2,49%), “Telefonia e celulares” (4,44%), “Medicamentos” (2,03%), “Cine e fotos” (1,60%), “Eletrodomésticos” (1,34%), “Eletroeletrônicos” (1,10%) e “Perfumes e cosméticos” (1,19%). Já as categorias que contabilizaram deflação foram: “Livros” (-0,19%), “Informática” (-0,94%) e “CDs e DVDS” (-1,93%).
No acumulado dos últimos 12 meses, o indicador já contabiliza inflação de 9,17%. Por conta do registro atípico, também foi construído um índice sem levar em consideração a categoria de “Moda e acessórios”, no qual o percentual de inflação registrado foi de 1,21% e o acumulado dos últimos 12 meses seria de 4,12%, evidenciando forte influência da categoria no índice geral.
“A constante alta dos preços de internet reflete o ocorrido no varejo em lojas físicas, mas em menor proporção por conta da concorrência acirrada no espaço virtual”, comenta Claudio Felisoni, presidente do conselho do PROVAR/FIA.
Categoria: Balanços