Preços no comércio eletrônico registram queda em maio, aponta e-Flation
No mês de maio, os preços dos produtos comercializados no e-commerce apresentaram inflação de 0,68%, uma queda de 0,79p.p em relação ao mês de abril e de 1,52 p.p em relação a maio de 2012, quando se observou inflação de 1,47% e 2,20%, respectivamente, segundo dados do índice e-Flation, desenvolvido pelo Provar, Programa de Administração do Varejo, que monitora as variações dos preços de produtos ofertados on-line.
De acordo com o levantamento, a elevação em maio já é a quarta do ano, que acumula alta de 5,35% nos cinco primeiros meses. Na soma dos últimos 12 meses, o índice apura queda de -1,42%, representando aumento de 4,31 p.p. em relação a igual período em 2012, quando o percentual notado era de -5,73%. “Já há sinais de redução de crescimento nos preços por conta do efeito de regressão à média, medidas do governo como aumento da taxa de juros para conter a inflação, além do arrefecimento causado pela perda de poder aquisitivo causado pela inflação e maior dificuldade com a obtenção de credito”, observa Claudio Felisoni, presidente do conselho do PROVAR.
O índice, avaliado a partir da segunda quinzena do mês anterior à primeira do mês em referência, apurou ainda que cinco categorias influenciaram na inflação dos preços em maio: brinquedos, com 0,47%; medicamentos e perfumes e cosméticos, com 0,22%; CDs e DVDs, 0,12% e Cine e fotos, 0,05%. Já as categorias que apresentam queda nos preços no período estão Informática, com -0,12%, Telefonia e Celulares e Eletroeletrônicos, ambas com -0,09%, Livros, -0,08% e Eletrodomésticos, -0,03%.
Categoria: Pesquisas