Preços no e-commerce nacional aumentaram em dezembro
Dezembro trouxe uma inflação de 1,65% nos preços praticados pelo e-commerce nacional, apontou o índice e-Flation. A estatística representa uma alta de três pontos percentuais, comparado ao mês de novembro, que trouxe deflação de -1,28%. No agregado dos doze meses de 2013, o índice revelou uma inflação de 6,16%, 0,25 pontos percentuais acima da inflação oficial, de 5,91%.
Elaborado pelo Provar (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados e com a Íconna Monitoramento de Preços no E-commerce, o indicador monitora as oscilações nos preços de produtos comercializados na web, em confluência com as tendências de consumo do mercado. A métrica é calculada a partir da segunda quinzena do mês analisado à primeira do mês posterior.
Das dez categorias contempladas no índice, sete apresentaram altas nos preços: “CDs e DVDs” (+6,57%); “Livros” (+6,54%); “Eletrodomésticos” (+3,63%); “Perfumes e Cosméticos” (+2,40%) “Telefonia e Celulares” (+2,30%); “Cine e Fotos” (+1,43%); e “Medicamentos” (+0,41%). Apenas três categorias exibiram deflação: “Informática” (-2,70%); “Brinquedos” (-1,67%); e “Eletroeletrônicos” (-1,19%).
Segundo Claudio Felisoni, presidente do conselho do PROVAR/FIA, os itens que consolidaram a alta do mês foram os mais requisitados para compras on-line durante o Natal: “Essa alta só não foi maior porque na Internet a facilidade de comparação de preços e concorrência ajuda o controle de preços”.
Categoria: Balanços