E-Commerce tem deflação de 1,1% no mês de agosto no Brasil
Os preços das mercadorias ofertadas pelo comércio eletrônico registraram deflação de 1,1% no mês de agosto, queda de 1 ponto percentual em relação ao mês anterior, quando o índice marcou 0,04%, segundo dados do e-Flation, indicador desenvolvido pelo Provar e FIA que monitora as variações dos preços dos produtos no mercado de e-commerce a partir da segunda quinzena do mês anterior até a primeira do mês de referência.
As categorias que registraram deflação em agosto foram: celulares (-3,7%), eletroeletrônicos (-3,5%), eletroportáteis (-2%), cine e foto (-1,9%), livros (-0,7%) e CDs e DVDs (-0,5%). Já aquelas que tiveram seus preços inflacionados foram: linha branca (0,1%), perfumes e cosméticos (0,6%), medicamentos (0,6%), brinquedos (1,1%) e informática (1,6%).
Para o presidente do conselho do PROVAR/FIA, Cláudio Felisoni, a forte concorrência que marca o setor no Brasil, juntamente com a possibilidade de comparação de preços por parte dos consumidores, está forçando as empresas reduzirem os preços dos produtos para se manterem competitivas no mercado.
“A acirrada concorrência existente na internet e a grande possibilidade de pesquisa de valores pelos internautas antes de efetuarem a compra são os principais aspectos que contribuem para a queda nos preços”, explica.
Categoria: Balanços