E-commerce registra deflação em outubro, revela e-Flation
O índice e-Flation registrou, em outubro de 2013, deflação de 0,68% nos preços das mercadorias ofertadas no varejo on-line, representando uma queda de 1,04% em relação ao mês anterior, quando houve inflação de 0,35%. O percentual obtido é ainda 1,19 p.p. menor se comparado com outubro de 2012, que somou inflação de 0,50%.
Esta é a terceira queda do ano, que acumula inflação de 5,78%. Já na somatória dos últimos 12 meses, o índice apura 2,20% de inflação.
Sete categorias apresentaram queda nos preços: “Livros” (-2,4%), “Medicamentos” (-1,8%), “Brinquedos” (-1,6%), “Telefonia e Celulares” (-1,1%), “Eletrônicos” (-0,9%), “Eletrodomésticos” (-0,4%) e “Perfumes e Cosméticos” (-0,3%), enquanto “CDs e DVDs” (+1,6%), “Informática” (+0,7%) e “Cine e Fotos” (+0,3%) apresentaram inflação.
“Este patamar oscilante é reflexo ainda da inflação verificada em lojas físicas do varejo. O percentual inflacionário tem se comportado de maneira um pouco mais contida, sendo menor do que o registrado em setembro quando atingiu 6,51% na análise acumulada do ano, em comparação com o 5,78% registrado em outubro”, comenta Claudio Felisoni, presidente do conselho do PROVAR/FIA.
O e-Flation é avaliado a partir da segunda quinzena do mês anterior à primeira do mês em referência. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, resultam no que se chama de “campeões de vendas”.
Categoria: Balanços