Rakuten espera aumentar vendas on-line em até nove vezes nos próximos anos

| 28/02/2012 - 08:54 AM | Comentários (0)

A Rakuten, maior varejista on-line do Japão e terceira maior varejista on-line do mundo em vendas, espera que a difusão de smartphones e tablets impulsione um aumento significativo em seu tráfego de vendas on-line – um aumento de pelo menos nove vezes mais nos próximos anos. Apesar de dispositivos móveis, como smartphones, estarem impulsionando o crescimento das vendas on-line, a Rakuten acredita que a grande oportunidade para varejistas on-line está surgindo com o crescente uso dos tablets.

O grupo, que recentemente adquiriu a canadense Kobo, registrou forte evidência de que consumidores tendem a comprar mais por meio de dispositivos móveis que por computadores.

“Nossos números mostram que quando usuários de computadores começam a usar celulares para fazer compras on-line, suas transações aumentam em até 1,5 vez, com um novo aumento de 1,5 vez quando migram completamente para smartphones e outro salto de 1,5 vez quando nossos aplicativos pré-instalados são utilizados”, diz Kenichiro Nakajima, Chief Mobile Officer da Rakuten. “Dada a comodidade e a experiência de navegação de qualidade dos tablets, esperamos registrar um nível similar de crescimento guiado por dispositivos de tablet.”

De acordo com o Google e o Consórcio de Varejo Britânico, o volume total de pesquisas móveis de varejo on-line cresceu 216% no comparativo anual, entre o segundo semestre de 2010 e o segundo semestre de 2011. Analisando tais resultados, a previsão da Forrester de um m-commerce no valor de US$31 bilhões até 2016 parece inteiramente viável. As vendas de tablet estão aumentando rapidamente com 70 milhões de dispositivos previstos para serem entregues em 2014 (fonte: IMS Screen Digest).

Enquanto diversos consumidores ainda valorizam a experiência de compra física, fica claro que varejistas devem adotar estratégias multicanal, capitalizando os elementos sociais da experiência on-line. Com dados divulgados em julho de 2011 pela Hitwise indicando que um fã no Facebook é igual a 20 visitas adicionais num site de varejo no curso de um ano, varejistas precisam ter uma estratégia clara em torno de como as ferramentas sociais podem ser utilizadas não apenas para o reconhecimento da marca, mas para desenvolvimento do produto e serviços de atendimento ao cliente, também.

“Vendas on-line podem ser um complemento importante às vendas de varejo tradicionais para muitas marcas, fazendo uma abordagem multicanal absolutamente vital”, comenta Alessandro Gil, diretor de marketing da Rakuten Brasil. “M-commerce é um canal de varejo promissor e de rápido crescimento, mas isso não pode acontecer à custa dos elementos mais sociais e focados em serviços que consumidores associam com lojas que visitam. Varejistas devem construir uma forte presença em todos os canais – físico, móvel e social – para oferecer um serviço que permite que o cliente compre como preferir.”

Tags: , , ,

Categoria: Balanços

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
Moovin
EZ Commerce
Jet
Rakuten
Bling
Accesstage
e-completo
Vtex
Mailbiz
Viewit
Digital UP
Softvar
LojaMestre
Braspag
Superpay
E-Goi
Neoassist
Tray
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e
Akna
Web Jump
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
ChannelAdvisor
F1soluções
Wiser
MasterPass
Enviou
Internet Innovation
Signashop
Xtech Commerce
ComSchool
Thumb
Brasil na Web
Nação Digital
COMM2
E-Commerce Logística
Maplink
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.