Rakuten espera aumentar vendas on-line em até nove vezes nos próximos anos
A Rakuten, maior varejista on-line do Japão e terceira maior varejista on-line do mundo em vendas, espera que a difusão de smartphones e tablets impulsione um aumento significativo em seu tráfego de vendas on-line – um aumento de pelo menos nove vezes mais nos próximos anos. Apesar de dispositivos móveis, como smartphones, estarem impulsionando o crescimento das vendas on-line, a Rakuten acredita que a grande oportunidade para varejistas on-line está surgindo com o crescente uso dos tablets.
O grupo, que recentemente adquiriu a canadense Kobo, registrou forte evidência de que consumidores tendem a comprar mais por meio de dispositivos móveis que por computadores.
“Nossos números mostram que quando usuários de computadores começam a usar celulares para fazer compras on-line, suas transações aumentam em até 1,5 vez, com um novo aumento de 1,5 vez quando migram completamente para smartphones e outro salto de 1,5 vez quando nossos aplicativos pré-instalados são utilizados”, diz Kenichiro Nakajima, Chief Mobile Officer da Rakuten. “Dada a comodidade e a experiência de navegação de qualidade dos tablets, esperamos registrar um nível similar de crescimento guiado por dispositivos de tablet.”
De acordo com o Google e o Consórcio de Varejo Britânico, o volume total de pesquisas móveis de varejo on-line cresceu 216% no comparativo anual, entre o segundo semestre de 2010 e o segundo semestre de 2011. Analisando tais resultados, a previsão da Forrester de um m-commerce no valor de US$31 bilhões até 2016 parece inteiramente viável. As vendas de tablet estão aumentando rapidamente com 70 milhões de dispositivos previstos para serem entregues em 2014 (fonte: IMS Screen Digest).
Enquanto diversos consumidores ainda valorizam a experiência de compra física, fica claro que varejistas devem adotar estratégias multicanal, capitalizando os elementos sociais da experiência on-line. Com dados divulgados em julho de 2011 pela Hitwise indicando que um fã no Facebook é igual a 20 visitas adicionais num site de varejo no curso de um ano, varejistas precisam ter uma estratégia clara em torno de como as ferramentas sociais podem ser utilizadas não apenas para o reconhecimento da marca, mas para desenvolvimento do produto e serviços de atendimento ao cliente, também.
“Vendas on-line podem ser um complemento importante às vendas de varejo tradicionais para muitas marcas, fazendo uma abordagem multicanal absolutamente vital”, comenta Alessandro Gil, diretor de marketing da Rakuten Brasil. “M-commerce é um canal de varejo promissor e de rápido crescimento, mas isso não pode acontecer à custa dos elementos mais sociais e focados em serviços que consumidores associam com lojas que visitam. Varejistas devem construir uma forte presença em todos os canais – físico, móvel e social – para oferecer um serviço que permite que o cliente compre como preferir.”
Categoria: Balanços