Receita da Amazon atinge US$ 17,09 bilhões no terceiro trimestre
A Amazon anunciou que sua receita líquida chegou a 17,09 bilhões de dólares no terceiro trimestre de 2013, um aumento de 24% em relação ao mesmo período do anterior, quando a maior e-varejista do planeta reportou um montante de 13,81 bilhões de dólares.
Os custos com despesas gerais e administrativas também cresceram, chegando a US$ 278 milhões no período, acréscimo de 20,9% frente ao mesmo trimestre de 2012. Já os gastos com marketing (US$ 694 milhões) e tecnologia (US$ 1,73 bilhões) avultaram 28,5% e 45,4%, respectivamente, no terceiro trimestre desse ano.
A Amazon investiu ainda 34% a mais em melhorias no atendimento ao cliente (US$ 2bi), além de ter implementado 1.382 robôs de automação, em centrais de armazenamento, fruto de uma transação realizada no final de 2012, junto à Kiva Systems Inc, empresa de tecnologia e automação, na qual a Amazon adquiriu por aproximadamente US$ 775 milhões.
Relativo aos produtos comercializados, a varejista reportou alta nas vendas de 29,1% no trimestre, somando agora US$ 11,04 bilhões, sendo que as vendas de livros, música e vídeo incrementaram 9,3% para US$ 5,03 bilhões. Contudo, o crescimento mais robusto ficou por conta dos serviços, que inclui a Amazon Web Services, especializada em computação em nuvem. A venda de serviços respondeu por 19% da receita no trimestre, com US$ 3,28 bilhões, um aumento de 45,1% frente ao mesmo período do ano passado.
O mercado estadunidense segue como o principal para a empresa, representando 60% de todas as mercadorias comercializadas, ou US$ 10,30 bilhões. Em âmbito internacional as vendas cresceram 14,7%, comparando com 2012, perfazendo US$ 6,79 bilhões.
Para os feriados de final de ano, a Amazon está realizando uma preparação especial focada nos membros prime da empresa, conforme destacou Jeff Bezoz, fundador e CEO da empresa, em pronunciamento oficial: “tivemos milhões de novos membros prime e começamos a contratar e treinar 70 mil funcionários para os armazéns de produtos, com o intuito de melhor servir os clientes nessa temporada de fim de ano”. De acordo com um relatório recente da Well Fargo Securities, a Amazon já alcançou a marca de 15 milhões de usuários prime, que gastam, em média, três vezes mais que outros consumidores. Os membros prime da Amazon têm facilidades como entrega grátis em até dois dias e acesso a vídeos exclusivos da empresa.
Categoria: Balanços