Amazon fecha trimestre com receita de R$ 46,73 bilhões
A Amazon divulgou um relatório com seus resultados referentes ao primeiro trimestre de 2014. Nos três primeiros meses do ano a empresa obteve uma receita de R$ 46,73 bilhões, o que representa um crescimento de 22.8% em relação ao mesmo período de 2013. Contudo, o lucro líquido da Amazon no período foi de R$ 255,7 milhões, à medida que a empresa realizou largos investimentos em tecnologia, conteúdo e fulfillment.
No trimestre, a venda de livros, músicas e vídeos cresceu 8.1%, ascendendo de R$ 11,9 bilhões para R$ 12,9 bilhões, enquanto eletrônicos e outras mercadorias em geral, atingiram um salto de 27.5% nas vendas, somando R$ 30,8 bilhões.
Os Estados Unidos seguem como o principal mercado da Amazon: no primeiro trimestre do ano as vendas no país somaram R$ 28,08 bilhões, ou 60.1% do total. As vendas internacionais responderam por R$ 18,6 bilhões, montante 18.1% superior aos R$ 15,8 bilhões dos primeiros meses de 2013.
Para mudar esse quadro, a Amazon vem investindo pesado em mercados estrangeiros, especialmente na China, onde a empresa enfrenta forte concorrência do Grupo Alibaba: “Boa parte dos esforços que fizemos – certificando que temos o melhor preço para nossos clientes e que nossos serviços estejam atendendo as demandas deles – estão sendo realizados na China”, destacou Tom Szkutak, diretor financeiro da Amazon, em uma teleconferência.
Concernente a investimentos internos, a Amazon ampliou o montante destinado à “marketing” em 27.7%: de R$ 1,49 bilhão para 1,91 bilhão. Os gastos com “fulfillment” também subiram: de R$ 4,2 bilhões para R$ 5,4 bilhões (29.1%); enquanto os gastos com “despesas gerais e administrativos” saltaram de R$ 582 milhões para R$ 774 milhões (39.2%). Já os investimentos em tecnologia apresentaram a maior alta, 44.2%, saltando de R$ 3,2 bilhões para R$ 4,7 bilhões.
Categoria: Balanços