Venda de livros cresce 18% no MercadoLivre
O aquecimento do mercado de e-books, aliado ao baixo preço de dispositivos móveis como o iPad, ainda não impactaram a venda de livros impressos no MercadoLivre, segundo um levantamento realizado pela própria empresa. No primeiro semestre de 2011, houve um crescimento de 18% na venda destes itens em relação ao mesmo período do ano anterior. Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro dominam este mercado, representando 75% das transações realizadas nos primeiros seis meses do ano.
No total, foram comercializados 158 mil livros no período, ante 134 mil registrados no primeiro semestre de 2010. Dentre as categorias que obtiveram maior destaque em vendas estão: religião, autoajuda, artes e astrologia, com um crescimento de 30%, seguido por literatura didática (22%).
Em 2010, o mercado de livros impressos movimentou R$ 4,5 bilhões para as editoras, segundo um estudo elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), com previsão de um incremento ainda maior este ano, segundo a fundação.
Acessórios para automóveis foram os itens mais vendidos na plataforma do MercadoLivre no primeiro semestre de 2011, superando até mesmo as vendas de smartphones, que há tempos vinham liderando em volume de vendas.
Categoria: Balanços