Carrefour inaugura e-commerce com foco em serviços
Última entre os grandes varejistas a entrar no ambiente online, a rede investe 50 milhões de reais e pretende oferecer serviços de instalação, manutenção e até suporte a computadores para se diferenciar da concorrência
A rede francesa Carrefour inicia nesta segunda-feira (01/03) suas operações de e-commece no Brasil. O projeto, que demandou investimentos de 50 milhões de reais, permite à empresa competir num mercado que movimentou cerca de 11 bilhões de reais no ano passado.
O Carrefour é a última grande marca do varejo a entrar no comércio eletrônico no país as duas últimas grandes movimentações no ambiente online foram a de Casas Bahia em fevereiro de 2009 e Wal-Mart, em outubro de 2008. Para se diferenciar da concorrência, a empresa investe na prestação de serviços. Segundo Jonas Ferreira, diretor de e-commerce da companhia, a ideia é oferecer por enquanto nove opções, que variam entre instalação e manutenção de eletroeletrônicos e eletrodomésticos até suporte para computadores por telefone, mediante pagamento de taxas à parte. Até o fim do ano serão 20 opções.
Os serviços serão prestados por empresas terceirizadas. Inicialmente serão quatro as parceiras do Carrefour para cobrir todo o território nacional, e com o aumento gradual das ofertas, devem chegar a 12 até o fim de 2010. A concorrência está muito concentrada na oferta de produto e preço. O foco em serviços é uma forma de diferenciação, diz Ferreira. A escolha partiu de uma avaliação internacional que levou em consideração 450 serviços mais oferecidos por redes de varejo no mundo.
Parte da estratégia envolve também uma equipe dedicada a redes sociais e criação de conteúdo, como vídeos informativos sobre produtos e a segmentação em categorias alternativas à do varejo online tradicional. Além dos tradicionais produtos de informática e eletrônicos, o Carrefour oferecerá também produtos de cama, mesa e banho, utilidades domésticas, lazer, beleza e saúde. A operação começa com 80 000 itens comercializados.
O projeto levou menos de um ano para ser desenvolvido e implantado e há cerca de um mês, a loja já estava aberta para funcionários da rede. Esta é a sétima operação de comércio eletrônico do Carrefour no mundo, a primeira na América Latina. A equipe tem cerca de 50 pessoas.
No ano passado, o comércio eletrônico cresceu quase 30%, chegando a 32 milhões de pedidos, segundo dados da eBit. O tíquete médio foi de 340 reais. O anúncio da Nova PontoCom, fusão das operações de Casas Bahia, Ponto Frio. com, Extra.com, em dezembro do ano passado, deve colocar um novo ritmo às operações de comércio eletrônico em 2010. A companhia já nasce gigante, com quase 20% das vendas online no país, e significa um concorrente de peso para as demais varejistas. Hoje, a B2W, que reúne as operações de Submarino e Americanas, ocupa a liderança do mercado.
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