Categoria de eletrodomésticos ganha força no e-commerce

| 28/10/2009 - 11:39 AM | Comentários (0)

A venda de eletrodomésticos aumentou como nunca no e-commerce. A categoria, que historicamente situava-se entre a 4ª e 5ª posição no ranking de produtos mais vendidos, ganhou mais espaço e alcançou a inédita 2ª colocação em Junho de 2009, com 13% de participação em volume transacional.

A redução do IPI ocorrida em Abril, provavelmente, foi um fator importante que refletiu no desempenho das vendas de eletrodomésticos. Isso porque muitas pessoas puderam aproveitar a oportunidade para antecipar suas compras e adquiriram novos produtos, já que a queda de preço para alguns eletrodomésticos chegou a 20%.

No entanto, apesar da contribuição da redução do IPI, na Internet o número é ainda mais impressionante. No BuscaPé (www.buscape.com.br), site líder em comparação de preços na América Latina,  o “Refrigerador Brastemp BRZ49BR 432 Litros Inox” era oferecido de R$ 2.579,00 a R$ 3.579,00 apresentando uma variação de 38% em seu valor. A facilidade de estar a poucos cliques de resultados tão significativos, dentro do conforto de sua residência, é mais um fator que pode ser agregado à elevação nas vendas de eletrodomésticos no comércio eletrônico.

A participação dos sites comparadores de preços foi essencial para impulsionar as vendas desta categoria. De acordo com levantamento feito pela e-bit, 33% das pessoas visitaram lojas virtuais à procura de eletrodomésticos após a redução do IPI (período de Maio e Junho), motivadas através de sites de busca ou comparadores de preços.

“Em épocas de crise, como a estamos presenciando, qualquer redução de preços promovida pela indústria, aliada à facilidade e praticidade de comparar preços e recebê-los diretamente em sua residência, pode ser um excelente motivo para estimular as compras pela Internet. Sem considerar o fato de poder pagar em até 12 vezes, o que facilita ainda mais o orçamento familiar”, destaca Pedro Guasti, diretor geral da e-bit.

Se analisarmos a intenção dos consumidores em comprar eletrodomésticos, através de dados extraídos do Retail Monitor, relatório desenvolvido pela e-bit,

houve um aumento de 175% nas intenções de compra por uma Secadora de Roupas, comparando-se dois meses antes (Fevereiro e Março) da queda da alíquota e dois meses depois (Maio e Junho).

Na média, o crescimento na intenção de compras de eletrodomésticos foi de 74% nos dois períodos analisados. Agora, ao excluirmos produtos sazonais, como ar condicionado, ventilador e aquecedor de ambiente, vendidos com maior intensidade em épocas de temperatura mais elevadas ou baixas, a intenção de compras cresceu 41% no mesmo período.

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Categoria: Notícias

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