Preços no e-commerce cedem -0,52% em março
Em Março/2014 o Índice FIPE/Buscapé registrou queda média de preços de -0,52%. No período de 38 meses de acompanhamento dos preços no comércio eletrônico brasileiro, observa-se que em 76% dos meses houve queda de preços. Pode-se observar, entretanto, que houve aumento médio de preço em 5 dos últimos 8 meses, ainda refletindo a desvalorização do real e seu impacto sobre os preços dos produtos importados, embora a variação acumulada neste período de 8 meses tenha sido negativa em -0,,3%, em função da expressiva queda de -2,44% em dezembro/13.
De forma similar a fevereiro, neste mês de março houve grande predominância de grupos com quedas de preços – com 8 dos 10 grupos enquadrando-se nesta situação – destacando-se: Eletrônicos (-0,91%), Eletrodomésticos (-0,75%), Telefonia (-0,61%), Casa e Decoração (-0,46%), Moda e Acessórios (-0,36%) e Informática (-0,18%).
Das 204 categorias pesquisadas, 122, ou 60%, tiveram queda média de preço de -0,69%, com destaque para: “jogo de banho” (-5,46%), “armário de cozinha” (-4,46%), “climatizador” (-2,14%), “ar condicionado” (-2,12%), “micro/mini system” (-1,48%), “centrífuga de alimentos” (-1,35%), e “lavadora de alta pressão” (-1,21%). Das 204 categorias de produtos pesquisadas no mês, 82, ou 40%, tiveram aumento médio de preço de 0,43%, com destaque para: “capa para tablete” (2,51%), “bola de futebol” (1,86%), “PC” (1,60%), “frigideira” (1,17%), “esteira” (1,14%), “elíptico” (1,05%), “cooler para bebidas” (1,02%) e “plataforma vibratória” (0,68%). Observa-se entre os produtos com maiores aumentos mensais de preços em março/14 uma predominância de categorias de Esportes e Lazer, que no seu todo teve aumento de 0,39% .
Em um período de 12 meses (Mar14/Mar13) o Índice FIPE/Buscapé registrou queda de -1,48%. A partir de novembro/12 observa-se uma tendência de redução das variações anuais negativas do Índice Fipe Buscapé, mas de qualquer forma a série de 27 comparações anuais de preços no e-commerce (t/t-12) é marcada por 26 quedas de preços e apenas um aumento em novembro/13. Observa-se uma queda anual média de -1,5% neste primeiro trimestre de 2014, que deve aumentar um pouco ao longo do ano caso não ocorra um novo ciclo de valorização do dólar.
Oos preços no comércio eletrônico têm variação anual 6,5% inferior à variação dos preços médios do IPCA no período Fev14/Fev13, mas que esta tendência vem diminuindo desde novembro de 2012 – quando era 13% inferior – devido à desvalorização cambial que impacta diretamente os preços dos produtos importados, que por sua vez têm importante participação no e-commerce. De qualquer forma, os números traduzem um significativo ganho de competitividade dos preços dos produtos comercializados no e-commerce em relação aos preços médios que compõem o orçamento familiar, explicando parcialmente o expressivo crescimento do setor, que em 2013 foi de 28% em termos nominais.
No período anual Mar14/Mar13, dos 10 grupos pesquisados, 4 apresentaram aumento de preço, e 6 redução, havendo expressivas diferenças entre os grupos de produtos que compõem o índice, que vão de uma queda de -8,46%, em Moda e Acessórios, a um aumento de 3,49%, em Eletrodomésticos. Há uma predominância de categorias de produtos com aumento de preço, sendo que das 143 categorias de produtos pesquisadas, 83 (58% do total) tiveram aumento médio de preço de 3,55%, e 60 (42% do total) tiveram uma queda média de preço de -4,88%.
O grupo com a maior queda foi o de Moda e Acessórios (-8,46%), muito influenciado por “chuteira” (-15,50%) e “tênis” (-14,96%). O segundo grupo com maior queda foi Telefonia (-7,58%) – influenciado pela redução de -9,41% nos preços de “celulares e smartphones” – seguido por “Eletrônicos” (-5,33%), devido principalmente às quedas em “micro system/mini system” (-5,97%), “TVs” (-5,96%), “home theater” (-4,68%) e “blue-ray player” (-4,67%). O quarto grupo foi Fotografia (-4,27%) – influenciado pela queda de -5,77% em “câmera digital”. O grupo de Eletrodomésticos – que tem expressivo peso no e-commerce – registrou significativo aumento anual de preço de 3,49% no período Mar14/Mar13, com destaque para: “triturador de alimentos” (29,34%), “climatizador” (11,33%), “ventilador/circulador” (7,02%), “chuveiro/ducha” (6,61%), “freezer” (6,55%) e “ar condicionado” (4,78%).
Entre todos os produtos que compõem o índice, os que tiveram quedas destacadas no período anual Mar14/Mar13, além dos já citados, foram: “chuteira” (-15,50%), “tênis” (-14,96%), “dock station” (-10,90%), “camisa de time de futebol” (-8,23%), “leitor de e-book” (-6,25%), “tablet” (-5,53%), “depilador elétrico” (-5,06%), “mala” (-4,82%) e “scanner” (-4,31%). Os que tiveram maiores aumentos foram: “memória para PC” (30,43%), “processador” (10,21%), “estabilizador” (5,79%), “porta retrato digital” (5,00%) e “microondas” (4,45%).
A queda de -1,48% do Índice FIPE/Buscapé no período Mar14/Mar13 contrasta com os aumentos nos índices de preços aos consumidores gerais, como o IPCA-IBGE e o IPC-FIPE, que tiveram aumento anual de preço de 5,68% e 3,98%, respectivamente, no período Fev14/Fev13. Parcela significativa destas diferenças pode ser explicada pelos seguintes fatores: a) o Índice de Preços FIPE/Buscapé monitora uma cesta de produtos diferente daquela avaliada pelos índices de preços gerais, ou seja, apenas aqueles produtos que são comercializados de forma mais significativa por meio da internet; b) os pesos dos produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé são bastante diferentes dos pesos dos mesmos produtos nos índices genéricos; c) o canal de distribuição monitorado pelo Índice FIPE/Buscapé é exclusivamente o e-commerce, enquanto os outros índices monitoram vários outros canais tradicionais e físicos.
Categoria: Balanços