F-Secure faz alerta sobre atividade de ransonware em dezenas de países
A F-Secure, multinacional do setor de segurança em software e serviços, alerta para uma nova atividade de ransomware que vem se espalhando pelo mundo e prejudicando milhares de pessoas. O police ransomware trata-se de um malware que engana os usuários da internet, fazendo-os acreditar que seu computador foi bloqueado por autoridades policiais para extorquir dinheiro dos usuários ao explorar o receio de perder informações contidas no dispositivo.
A ameaça age em forma de tela de “bloqueio” que aparece no computador infectado e exibe uma mensagem supostamente vinda de órgãos oficiais, alegando o envolvimento do computador em atividades ilegais. A mensagem exige o pagamento de uma multa pare efetuar o desbloqueio, concluindo assim o golpe.
“Os cavalos de Troia que bloqueiam o sistema e exigem um resgate tornaram-se os tipos de malware mais comuns em todo o mundo”, afirma Mikko Hypponen, Diretor de Pesquisa da F-Secure. “É por isso que alertamos as pessoas sobre essa ameaça. Se o seu sistema foi bloqueado, não é a polícia que está fazendo isso”, complementa o executivo.
Problema global
O prejuízo com o ransomware é evidente, devido ao número de países em que o malware é encontrado. Uma versão do vírus, o police ransomware, possibilita sua implementação em mais de 40 países, com a tela de bloqueio formatada de acordo com o idioma local e com o logotipo do órgão oficial do país. Um único grupo criminoso é suspeito de ter atacado mais de 5 milhões de computadores em todo o mundo.
De acordo com as estatísticas do laboratório da F-Secure, o police ransomware começou a aparecer na Alemanha, e, em seguida, afetou quase todos os países da Europa Ocidental, países nórdicos, Estados Unidos, Canadá e Austrália. Os criminosos também atacaram países da América Latina, como México, Argentina, Bolívia e Equador. Países do Norte da África e do Oriente Médio também afirmam ter enfrentado o problema recentemente.
Proteção necessária
Como forma de alertar a população, a F-Secure uniu forças com a polícia da Finlândia e a CERT-FI, instituto especializado em segurança da informação, para criar um site dedicado a instruir as pessoas sobre o ransomware de maneira breve. O site também ajuda às pessoas que foram afetadas a se livrarem da ameaça.
“Precisamos estar sempre atentos às mensagens que recebemos em nossos computadores, celulares e tablets e é por isso que a F-Secure se preocupa em fornecer as melhores soluções de proteção para nossos clientes e parceiros, além de incentivar iniciativas como esta para informar a população em geral dos perigos que a internet esconde e auxiliar no combate a essa ameaça”, afirma Leandro Hernandez, Leandro Hernandez, VP para América Latina da F-Secure.
“Em muitos casos, as pessoas realmente chegam a pagar o resgate, por isso é importante informá-las de que isso é uma farsa”, reforça Antti Tikkanen, Diretor de Resposta de Segurança dos laboratórios da F-Secure. “É por isso que a F-Secure está criando iniciativas de sensibilização e se unindo às autoridades locai”, conclui o executivo.
Para saber mais sobre como se proteger dessa ameaça, acesse ransomware.fi
Categoria: Crimes