Dados de cartões de crédito dos usuários de rede social são revelados no Google
Dados de cartões de crédito de usuários da rede social de compras Blippy estão sendo expostos em buscas no Google. O site Mashable exibe – omitindo os números, mas mostrando os nomes dos donos dos cartões – o resultado enviado por um internauta para a busca no Google de “site:blippy.com + from card”. A busca retorna detlhes das compras e, a cada nome, detalhes para “trasação com cartão” ou “transação com cartão de crédito” com o valor gasto, a localização (com o endereço do comprador) e o número completo do cartão.
O Blippy é uma rede social na qual os participantes compartilham as compras realizadas. Segundo o jornal The New York Times, o site foi criado em 2009 e já conta com 150 mil participantes. Em março, captou 11 milhões de um fundo de investimentos.
É comum que os usuários detalhem não apenas compras importantes, como seus gastos corriqueiros, como a conta do almoço ou mesmo despesas médicas, inclusive custos de cirurgias plásticas. Em março, usuários começaram a fornecer acesso à suas contas no site da Amazon.com, permitindo atualizações. É comum, ao fazerem isso, que forneçam acesso a números de contas bancárias e de cartões de créditos com a suposição de que permaneçam protegidos. Mas não foi o que aconteceu.
Ao saber do ocorrido, o Blippy postou um comunicado em que se diz “muito preocupado” em proteger as informações. “Nós empregamos medidas administrativas, físicas e eletrônicas para proteger sua informação.
A liberação dos dados, segundo o Mashable parece ter sido uma falha no sistema de segurança, que o Blippy prometeu corrigir, mas sem informar medidas que foram tomadas.