Dados de cartões de crédito dos usuários de rede social são revelados no Google

| 23/04/2010 - 22:31 PM | Comentários (0)

Dados de cartões de crédito de usuários da rede social de compras Blippy estão sendo expostos em buscas no Google. O site Mashable exibe – omitindo os números, mas mostrando os nomes dos donos dos cartões – o resultado enviado por um internauta para a busca no Google de “site:blippy.com + from card”. A busca retorna detlhes das compras e, a cada nome, detalhes para “trasação com cartão” ou “transação com cartão de crédito” com o valor gasto, a localização (com o endereço do comprador) e o número completo do cartão.

O Blippy é uma rede social na qual os participantes compartilham as compras realizadas. Segundo o jornal The New York Times, o site foi criado em 2009 e já conta com 150 mil participantes. Em março, captou 11 milhões de um fundo de investimentos.

É comum que os usuários detalhem não apenas compras importantes, como seus gastos corriqueiros, como a conta do almoço ou mesmo despesas médicas, inclusive custos de cirurgias plásticas. Em março, usuários começaram a fornecer acesso à suas contas no site da Amazon.com, permitindo atualizações. É comum, ao fazerem isso, que forneçam acesso a números de contas bancárias e de cartões de créditos com a suposição de que permaneçam protegidos. Mas não foi o que aconteceu.

Ao saber do ocorrido, o Blippy postou um comunicado em que se diz “muito preocupado” em proteger as informações. “Nós empregamos medidas administrativas, físicas e eletrônicas para proteger sua informação.

A liberação dos dados, segundo o Mashable parece ter sido uma falha no sistema de segurança, que o Blippy prometeu corrigir, mas sem informar medidas que foram tomadas.

Tags: , ,

Categoria: Crimes, Notícias

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.