Google lança nova rede social, o Google +
O Google lançou ontem o Google +, uma rede social com serviços semelhantes aos oferecidos pelo Facebook, como postar atualizações de status, compartilhamento de fotos e links. Mas diferentemente de seu concorrente, o Google + se foca em segmentar seus amigos em grupos seletos ao invés de procurar agrupar igualmente todos os seus conhecidos.
“Entre as mais básicas necessidades humanas está a de se conectar com os outros”, escreveu Vic Gundotra, vice-presidente sênior do Google em seu blog. “Com um sorriso, uma gargalhada, um sussurro ou um elogio, nos conectamos com os outros todos os dias. Hoje cada vez mais as conexões entre as pessoas acontecem via online. No entanto, a sutiliza das interações do mundo real é perdida na rigidez de nossas ferramentas online. Em sua forma básica, o compartilhamento online é estranho ao humano. E pretendemos corrigir isso”.
O serviço tem como objetivo alavancar os interesses de que os consumidores compartilhem em redes sociais através do Sparks, um motor de partilha online projetado para o Google +. “Sparks proporciona uma alimentação de conteúdo altamente contagiosa para o outro lado da Internet”, escreveu Gundotra. “Terá qualquer tópico que quiser em mais de 40 idiomas. Basta adicionar os seus interesses e você sempre terá algo para assistir, ler e compartilhar com o círculo de amigos desejado”. Este novo tipo de oferta de serviço irá abrir oportunidades de marketing segmentado para os varejistas do e-commerce.
A rede social permitirá aos consumidores utilizar “círculos” para organizar suas conexões, que poderão ser desde familiares até conhecidos distantes. Essa estrutura permitirá compartilhar links com amigos de faculdade, mas não com sua família. Enquanto isso poderá contar uma piada para seus pais. E diversas informações não serão compartilhadas com seus colegas de trabalho. O Google + também oferecerá chat e mensagens de texto.
Cerca de metade dos usuários ativos do Facebook acessam o site através de dispositivos móveis. O Google parece reconhecer que estabelecer uma presença significativa nesta plataforma é fundamental, e por isso lançou aplicativos para Android e planeja o lançamento para iPhone. O programa também permite aos seus usuários compartilhar sua localização toda vez em que postam uma atualização.
Google + irá testar o potencial do gigante de buscas em atingir os 157,2 milhões de pessoas que acessaram o Facebook em maio, segundo medição da empresa comScore Inc. Esses consumidores se tornam particularmente importantes porque visitaram 103 bilhões de páginas e gastaram em média 375 minutos no site, contra 46,3 bilhões de visualizações de páginas e 231 minutos gastos em média nos sites da Google, incluindo o YouTube. Estes números ajudam a explicar porque o Facebook está ganhando 1 em cada 3 anúncios da web, segundo a comScore.
Categoria: Lançamentos