Dia dos namorados foi virtual
Mais uma data comemorativa se despediu do e-commerce deixando números positivos para o setor. De acordo com o levantamento feito pela e-bit, que engloba os dias 29/05/2009 a 12/06/2009, o Dia dos Namorados faturou R$ 393 milhões, o que significa um aumento de 21% acima do valor registrado no mesmo período em 2008, quando o faturamento foi de R$ 324 milhões.
O crescimento de 21% registrado em 2009 comprova mais uma vez a credibilidade e a confiança do consumidor no canal web. Para se ter uma idéia, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o comércio tradicional, incluindo lojas de rua e de shoppings centers caiu 3,8% em comparação com o mesmo período do ano passado nesse Dia dos Namorados.
Pedro Guasti, diretor geral da e-bit, afirma que essa grande diferença nos dois segmentos do varejo não é surpreendente: “Com um feriado no meio da data, muitos namorados deixaram de comprar em lojas físicas, pois estavam viajando. Essa é mais uma vantagem do e-commerce, já que é possível programar suas compras com antecedência, acessando lojas virtuais muitas vezes a centenas de kilômetros.”
O tíquete médio também sofreu um pequeno aumento para a data comemorativa, passando de R$ 320 em 2008, para R$ 330 em 2009. Já os produtos preferidos para os apaixonados foram Livros, com 17%, Saúde e beleza com 14% e Eletrodomésticos com 12%.
Ranking dos produtos mais vendidos no Dia dos Namorados em 2009
(Em volume de pedidos / transacional)
Livros, Revistas e Jornais | 17% |
Saúde, beleza e medicamentos | 14% |
Eletrodomésticos | 12% |
Informática | 10% |
*Eletrônicos | 6% |