Amercantil: 90% da verba de marketing na web
A loja virtual especializada em eletroeletrônicos Amercantil comemora o retorno de seus investimentos em marketing digital.
A companhia, que destina de 10% a 15% do faturamento anual à publicidade, foca apenas um décimo do total em mídias ofline. O restante vai para ações como campanhas semanais de email marketing para cerca de 80 mil clientes, cujo retorno de abertura já soma 30%.
Já os resultados destas campanhas em vendas gira em torno de 10%. Os links patrocinados, outro foco de investimento da empresa, também dão sinais de fortalecimento, correspondendo hoje a cerca de 2,5% do retorno de vendas do portal.
No mercado há dois anos, a loja online que trabalha com uma carteira de 100 marcas conta com cerca de 20 mil acessos diários, tendo alcançado a marca de um milhão de visitantes únicos/mês e média de 2,2 mil pedidos mensais.
E, segundo Marcio Albino, sócio diretor da Amercantil, a publicidade online tem muito a ver com isso – para ele, o e-commerce sem o marketing online não funciona.
“Se o olhar não estiver atento às inúmeras possibilidades de mensuração que esses formatos de mídia proporcionam, as chances de não progredir são grandes”, explica o executivo. “No caso do pequeno e do médio varejo, a preocupação deve ser ainda maior”, complementa.
Albino cita um levantamento da E-Bit, relativo ao segundo trimestre de 2009, para endossar sua tese. “Este estudo revelou que os dez maiores varejistas perderam 0,9 pontos percentuais, enquanto os pequenos e médios tiveram crescimento de 1,5% na participação de mercado, quando comparado ao mesmo período do ano anterior”, comenta ele.
Além das ações de e-mail marketing e links patrocinados, a Amercantil também investe em redes sociais. Hoje, o Twitter da empresa conta com mais de 200 seguidores. Além disso, está no ar também o blog da marca, com informações sobre produtos e orientações diversas para o consumidor.
Tudo isso são apostas da companhia em um segmento que, segundo o Intermeios, cresceu 22,8% em investimentos de marketing este ano, em relação a 2008. Já conforme a E-Bit, o comércio eletrônico deve encerrar 2009 com faturamento de R$ 10,5 bilhões, expansão de 28% sobre o ano anterior.