Quatro maneiras de lucrar no varejo online no Dia dos Namorados, mesmo com a crise

| 05/06/2017 - 14:07 PM | Comentários (0)

Ao lado do Natal e do Dia das Mães, o Dia dos Namorados é um das datas mais aguardadas do ano pelos varejistas. Isso porque, mesmo com a crise econômica, muitas pessoas não deixam comprar para presentear seus parceiros, fazendo com que o 12 de Junho fique entre o terceiro e quarto lugar em volume de vendas.

No Dia dos Namorados de 2016, o comércio sofreu uma queda de 10,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior. No entanto, sempre há consumidores dispostos a gastar nessa data, por isso, os empreendedores devem estar mais atentos e preparados do que nunca.

“Para aumentar a expectativa de lucros, é necessário planejar a estratégia de vendas com antecedência. O varejista precisa garantir uma boa experiência ao cliente, investindo em promoções especiais e dando ainda mais atenção ao bom atendimento. Além disso, é preciso ser criativo e apostar em produtos que fujam do convencional”, indica Bruno de Oliveira, especialista na área e criador do Ecommerce na Prática.com.

O planejamento é sempre fundamental. No caso das datas tradicionais, não há muitas desculpas: elas são conhecidas com muita antecedência. Por isso, é bom ficar de olho no calendário. Ao montar um plano de ação, Oliveira ressalta quatro pontos para fazer as vendas online “bombarem”:

Não transforme a compra do presente para o Dia dos Namorados em um motivo de decepção e reclamação por parte do cliente. “Ninguém espera ter uma péssima experiência de compra ao tentar surpreender o cônjuge com um mimo nesta data especial. Por isso, todo cuidado é pouco para que o consumidor fique satisfeito com a sua loja”, alerta o especialista.

Segundo Oliveira, não somente para quem vende produtos, como também para quem oferece serviços, é preciso redobrar a atenção com o atendimento para lucrar na data, e também fidelizar ainda mais clientes.

“Invista no relacionamento, procurando antecipar as necessidades do cliente e preparar-se para o movimento maior que é esperado para esse período. O contato direto é uma forma de mostrar-se sempre disponível e pode ser feito de formas variadas, seja tratando o cliente pelo nome, enviando um e-mail ou disponibilizando chat de atendimento on-line”, diz.

2 – Ofereça boas opções além do óbvio

Para o especialista, uma boa alternativa é mostrar ao consumidor que há outros presentes possíveis além dos tradicionais flores, bombons e perfumes. “Nessa data, os itens mais lembrados são sempre flores, doces, roupas, cosméticos. É preciso ter criatividade e mostrar as vantagens de escapar das obviedades, pois, com a estratégia certa, qualquer produto pode entrar na lista de presentes ‘românticos’”, ensina.

Entre os itens menos lembrados que podem tornar-se presentes originais e acessíveis para a data, Oliveira cita itens de decoração, produtos fitness ou um kit de cervejas especiais. “É possível presentear um parceiro que gosta de cozinhar, por exemplo, com utensílios de cozinha gourmet, ou com acessórios fitness para quem curte correr, ou uma seleção de cervejas especiais para um perfil mais boêmio”, exemplifica.

“Com isso, varejistas online de diversos setores podem lucrar, basta atrair os consumidores certos, com uma boa estratégia de marketing. É preciso avaliar se é viável investir nos itens menos populares do portfólio de produtos, não somente nos considerados carros-chefe”, diz Oliveira.

3 – Invista em promoções especiais customizadas

Outra estratégia que costuma dar bom resultado, de acordo com o especialista, é investir em kits especiais pensados especialmente para a data. “Para isso, avalie previamente seu catálogo de produtos e pense de que forma poderia organizá-los em kits de 2 ou 3 itens, com preços promocionais. Esse tipo de produto costuma vender bem, pois chama a atenção do cliente ao mostrar que foi algo pensado pelo vendedor para aquela data. A customização sempre é vista como algo positivo”, explica.

Para que isso funcione, é preciso traçar um perfil detalhado do seu cliente, para oferecer promoções que sejam interessantes para quem ele irá presentear. “Estude bem os clientes, descubra seus gostos, formação familiar, escolaridade, sexo, idade, classe social etc.”, explica. Com essas informações, você poderá montar ofertas mais personalizadas.

4- Não se esqueça do e-mail marketing

Segundo o Sebrae, o e-mail marketing ainda é responsável por 52% das vendas on-line concretizadas. Ou seja, essa ferramenta funciona bem para conseguir atingir compradores em potencial e para fidelizar os clientes, dependendo do seu mailing.

Por isso, não vale a pena deixar esse valioso “atalho” para as vendas de lado em uma data tão importante. “É importante investir no e-mail marketing durante o ano todo, não somente em datas sazonais, mas vale a pena intensificar nesses períodos, para dar um impulso a mais”, recomenda.

Além dessas ferramentas de vendas, invista também em uma boa estratégia de SEO (Search Engine Optimization) para a data, apostando em vídeos e posts em redes sociais e blogs. “Oferecer conteúdo relevante significa gera valor na vida das pessoas, e vender mais será uma conseqüência disso”, finaliza.

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Categoria: Dicas

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