Apesar da crise, making of da Black Friday será “gordo”
A Black Friday deste ano acontece em 27 de novembro e promete ser a data mais movimentada do ano para o comércio virtual. A ABComm (Associação Brasileira do Comércio Eletrônico) projeta um faturamento de R$ 1,31 bilhão, 18% a mais do que em 2014. No ano passado, a receita arrecadada foi de R$ 1,16 bilhão e foram feitos 22 milhões de pedidos, de acordo com o E-bit.
Para obter bons resultados durante a liquidação, o varejista online não deve apenas pensar em como atrair clientes para a sua loja. Uma vez que o cliente chegou até lá, é preciso garantir que o site tenha as funcionalidades e ferramentas para a melhor experiência de compra. Conheça as mais eficientes estratégias utilizadas pelos e-commerces para aumentar a receita durante a Black Friday:
Processamento de pagamentos
Imagine que um cliente tem seu cartão negado pelo adquirente (como a Cielo, Rede, Stone, etc) por algum motivo técnico ao tentar fazer uma compra online. Qualquer problema no processamento pode gerar uma desistência por parte do consumidor, diante de tantas ofertas agressivas que ele tem à disposição. Para que a loja não perca esta venda, ela precisa redirecionar a transação para outra credenciadora de forma automática. A retentativa é um dos principais diferenciais da MundiPagg, empresa especializada em transmissão de pagamento para o comércio eletrônico, que já atende a 35% do e-commerce brasileiro.
“Esperamos dobrar o volume em relação à última Black Friday, movimentando até R$ 500 milhões em transações para nossos clientes, o equivalente a oito vezes a média diária”, prospecta Guilherme Pizzini, diretor da MundiPagg, que promete aumentar a receita em até 25% com a retentativa. “Durante o período, faremos o acompanhamento da conversão e suporte em tempo real para garantir a disponibilidade de sistema e a funcionalidade dos e-commerces durante a grande demanda”, completa.
Redes sociais como ferramenta
O número de acesso aos sites de e-commerce cresce significativamente durante a Black Friday, fazendo com que fiquem congestionados e acabem caindo no meio das compras.
Para que os varejistas não percam as vendas de clientes que abandonam os carrinhos nessa situação, a Shopback – plataforma de recaptura de usuários e carrinhos abandonados e retenção de clientes por meio de Big Data – desenvolveu o ShopSocial, que envia notificação no Facebook para o cliente recuperar a mercadoria. “O plug-in detecta o momento do abandono da compra e envia uma notificação ao cliente, direcionando-o ao checkout para completar a operação”, explica Isaac Ezra, diretor executivo da ShopBack. A empresa espera que seus clientes recebam 100 mil pedidos e movimentem cerca de R$ 200 milhões durante a liquidação.
Além do ShopSocial, as ações personalizadas de remarketing via e-mail e a exibição de quantos outros usuários estão visualizando um produto ao mesmo tempo são outras ferramentas desenvolvidas pela Shopback que podem alavancar as vendas no período e aumentar a receita em até 30%.
Nos bastidores
Fora do mundo virtual, quando uma pessoa vai às compras em busca de um produto específico, ela dificilmente faz negócios com estabelecimentos mal organizados. É comum que o consumidor comece a procura pelas lojas dos grandes shopping centers, com mais visibilidade e confiança. Nos e-commerces, a lógica é a mesma: ter um site funcional e interligado aos principais marketplaces traz maior alcance e credibilidade, e há empresas especializadas que facilitam essa integração. A plataforma EZ Commerce conecta seus clientes aos maiores marketplaces do país, como o MercadoLivre, a B2W e o WalMart, colocando-os em evidência no radar do consumidor.
Nesta Black Friday, a previsão é de que as 450 lojas que usam a plataforma gerem 120 mil pedidos, faturando mais de R$ 30 milhões. Para isso, já contam com uma estratégia montada para absorver essa demanda e garantir performance aos e-commerces. “Vamos ampliar a estrutura do nosso datacenter para aumentar a capacidade de processamento de dados e disponibilizar equipes de atendimento e infraestrutura em tempo integral”, afirma Henrique Mengue, cofundador da EZ Commerce.
Busca certeira e atualização constante
Smartphones e outros eletrônicos prometem ser os queridinhos dos consumidores na Black Friday 2015. Na hora de achar os aparelhos, ganham destaque os buscadores especializados, como a EconoVia, que reúne os principais varejistas de eletroeletrônicos. Neste ano, o comparador deve ultrapassar os 5,5 milhões de pedidos realizados através do site, o dobro em relação a 2014. Para garantir aos clientes mais economia durante a liquidação, a plataforma conta com recursos exclusivos. “A atualização de preços, que já é feita com uma maior frequência em nosso buscador, será feita em tempo real durante a Black Friday”, explica Luiz Criales, fundador da EconoVia.
A exibição do histórico diário da evolução de preços dos produtos, classificação dos valores por forma de pagamento e o cálculo do valor médio de mercado de cada produto são outros recursos exclusivos do comparador, que mostram quando é o melhor momento para a compra, garantindo a economia para o consumidor.
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