Trunfos no e-commerce: saiba como as lojas virtuais recuperaram mais de R$ 500 milhões durante ano de crise

| 02/02/2016 - 14:29 PM | Comentários (0)

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Problemas técnicos, falta de crédito no cartão ou desistência de compras na última hora. Vários são os motivos para que uma compra não seja concluída, e esse volume pode representar centenas de milhões de reais em um mercado que faturou R$ 48,2 bilhões em 2015, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Desse total, R$ 506 milhões em vendas que seriam perdidas foram resgatados por ferramentas de pagamento e retargeting que permitem aumentar a taxa de conversão.

Retentativa automática – Quando as transações são negadas por indisponibilidade de serviço do adquirente (Rede, Cielo, GetNet, Stone), como o famoso “tempo de resposta excedido”, a retentativa automática de pagamento é um dos recursos do gateway de pagamento da MundiPagg, que recuperou R$ 259,5 milhões em 690 mil pedidos para 40% do e-commerce nacional em 2015. Quando o pagamento não é autorizado, a ferramenta encaminha automaticamente para outra credenciadora contratada, que aprova instantaneamente, em questão de segundos, sem que o consumidor perceba.

“Apesar da infraestrutura avançada de Internet e meios de pagamento no Brasil, é comum que compras sejam negadas pelas adquirentes por ineficiências técnicas, ou mesmo instabilidade, o que pode causar o cancelamento de transações. O recurso da retentativa pode aumentar até 25% da receita”, afirma Guilherme Pizzini, diretor da MundiPagg.

Recaptura por e-mail e redes sociais – Muitos consumidores chegam até a última etapa de uma compra, mas abandonam o carrinho virtual por diversos motivos, como preço do frete, falta de crédito no cartão ou preço mais barato encontrado em outro site. Com uma plataforma para recaptura de carrinhos abandonados com ações personalizadas em tempo real (retargeting), a ShopBack conseguiu convencer por e-mail marketing ou notificação no Facebook 687 mil consumidores a retornarem às lojas e concluírem suas compras oferecendo benefícios, resgatando R$ 247 milhões para mais de 300 lojas virtuais.

“O retargeting por comportamento proporciona muitas possibilidades para abordar o cliente, sempre respeitando sua privacidade, com baixo investimento e risco zero para a empresa”, ressalta Isaac Ezra, CEO da ShopBack.

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Categoria: Pesquisas

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