O impacto das redes sociais na relação entre marcas e consumidores foi destaque no Café COM Internet
A primeira edição do ano do Café COM Internet em Porto Alegre trouxe para o centro das discussões o impacto das redes sociais no mundo dos negócios. O evento, realizado nesta terça-feira (05/03), na sede da Federasul, contou com a presença de empresários e profissionais da área de marketing e comunicação.
O Café Porto Alegre abriu com a palestra do CEO da Dito, André Fonseca, com o tema “Fidelizando através das conexões sociais”. Na ocasião, Fonseca apresentou algumas das tendências que prometem movimentar o universo da social media em 2013. Entre elas, destaque para o uso mais extensivo do social login e dos social plugins pelas marcas.
Durante a palestra, Fonseca assinalou a importância do investimento em redes sociais e de como elas podem trabalhar a favor das empresas. “Quando bem planejadas, ações nas redes sociais são capazes de formar um exército de embaixadores para as marcas. Isso é fundamental, pois além de comprar e recomprar, eles vão recomendar a marca aos amigos”, lembrou.
Fonseca também mostrou o ranking das marcas mais engajadas no Facebook, de acordo com a ferramenta de inteligência digital desenvolvida pela Dito, o Graph Monitor. Entre elas, destaque para a marca gaúcha de calçados femininos Via Marte, que aparece na 15ª colocação entre as marcas brasileiras pesquisadas.
Na sequência do evento, o diretor presidente da WBI Brasil, Paulo Kendzerski, falou sobre as estratégias e o modelo ideal de presença nas redes sociais. Kendzerski lembrou que o plano de marketing nas redes sociais deve levar em conta quatro aspectos fundamentais: a estratégia, a execução, a manutenção e o monitoramento constante de tudo o que é publicado pelas marcas e pelos consumidores que interagem com elas. Kendzerski também salientou a importância de criar ações que possam integrar os diversos canais de uma marca, otimizando ainda mais as estratégias de marketing na internet.
Ao final do evento, Kendzerski apresentou o case de sucesso da Via Marte no Facebook. Com ações de divulgação e relacionamento, o Facebook da marca representa, hoje, 10,75% da audiência total do site. Na análise apresentada, Kendzerski destacou ainda um dado que demostra o engajamento dos fãs com a marca: 14,5% deles publicam comentários sobre as publicações feitas. Hoje, a Via Marte possui 1,1 milhão de curtidores na página oficial no Facebook.
O Café COM Internet em Porto Alegre teve o patrocínio da Netrevenda e apoio da Camara-e.net, portal E-Commerce News e Dinamize. A próxima edição acontece no próximo dia 19 de março na cidade de São Paulo. Mais informações pelo site www.cafecominternet.com.br
Categoria: Eventos