Aplicativo integra pagamentos online e soluções diversas em QR Code
Desenvolvido para ser uma alternativa rápida e segura de pagar via dispositivos móveis, o Trak é uma solução que possibilita pagamentos com códigos QR. Com previsão de lançamento para junho, a solução também permite a inserção de conteúdos de mídia, como vídeos e fotos, e outras funcionalidades ao QR Code criado.
Original do inglês, o termo QR Code (“quick response”) consiste em um código de barras bidimensional, que é pode ser lido por smtarphones e outros dispositivos móveis equipados com câmera. O código então é convertido em um conteúdo interativo: como um texto, página de Internet, e-mail ou número de telefone. O recurso também possibilita pagamentos e compras online de forma mais direta: “Por isso acreditamos que o Trak é uma excelente opção para reduzir as taxas de abandono de carrinho de compras, eliminando a entrada de dados e reduzindo o numero de botões apertados”, afirma Keith White, CEO da Trak, ao E-Commerce News. O executivo também cita, como exemplo direto desse uso, o pagamento de contas sem necessidade de ir a bancos ou lotéricas: “Imagine se você pudesse pagar a sua fatura em cinco segundos, sem qualquer problema. Será que isso é melhor do quê pegar o telefone para pagar? O Trak está apostando alto, a resposta é sim”.
Contudo, White argumenta que o Trak App se propõe, além de ser uma solução de pagamento ágil, agregar e conceber novas funcionalidades, explorando as possibilidades que o QR Code permite: “O Trak é focado na criação de outras funções e ferramentas, que, não só são as primeiras do mercado, mas provém soluções que atingem bem mais que uma transação digital”, completa. “Se uma banda local, por exemplo, quer promover e vender ingressos para seu evento no Rio de Janeiro através do código QR da Trak para eventos, a banda pode simplesmente fazer um upload de um curto vídeo mp4 e fotos no App Trak e então inserir as informações básicas sobre o concerto, como nome do conjunto, data, local, horário e preços dos ingressos nos campos do formulário fornecido”, acrescenta o CEO.
Voltado tanto para compradores como para comerciantes, o Trak apresentará uma seção de registro para cada um desses usuários: “Nossa ideia é que exista uma área para registro do comprador e em outra seção uma área de registro para o vendedor, permitindo a troca contínua de uma conta para a outra, como uma conta do Google que permite que você tenha várias contas para alternar entre a qualquer momento”, detalha White.
O aplicativo também manterá um registro de todas as transações, de vendedores e compradores. Os relatórios poderão ser acessados diretamente no site da Trak. “Os usuários poderão obter esses relatórios de transações em formato excel, automaticamente enviados para seu e-mail , reforçando o conceito de comunicação sem papel”.
Inicialmente, o Trak estará disponível para iPhone e iPad, com a versão para Android já em desenvolvimento: “O Brasil será o primeiro país a receber os recursos completos de transação e todas as funcionalidades do aplicativo Trak. Outros países irão poder acessar apenas a versão básica deste aplicativo, que inclui upload de fotos, vídeos e receitas nos códigos QR”, conclui White.
Categoria: Lançamentos