China anuncia nova plataforma para monitoramento de transações online
A China anunciou que a Administração para Indústria e Comércio de Beijing (capital da China) terá autoridade para monitorar transações de comércio eletrônico. O comunicado detalha que esse controle se dará a partir de uma plataforma, que estará online a partir deste ano.
Segundo o vice-prefeito de Beijing, Chen Hong, a nova plataforma visa “acabar com barreiras regionais e departamentais para a supervisão do comércio eletrônico no país, agilizando o crescimento online”. De acordo com Hong, houve um aumento nas reclamações de consumidores de 28 mil (em 2013) para 46 mil (em 2014). “Muitas dessas reclamações referem-se a contratos mal-elaborados, péssimo serviço de pós-venda e qualidade ruim dos produtos vendidos”.
Nos últimos anos a China vem experienciando um rápido crescimento online, perfazendo US$ 2,1 trilhões de dólares em vendas online em 2014. Para Zhang Zhanbin, director da Academia Chinesa de Governanças Econômicas, “o consumo online pode se tornar o ponto crucial para o impulso na economia que o Estado Chinês busca”.
Categoria: Lançamentos