E-commerce de nicho pode afastar empresários da crise
Mais difícil do que escolher um ramo de atuação para seu e-commerce é decidir qual nicho ele pertence ou, se será o nicho do nicho, por exemplo, um e-commerce de sapatos femininos é um segmento/nicho, já o mesmo que vende apenas os tamanhos 33e34 representa o nicho do nicho.
Dependendo do ramo do e-commerce, você aceita competir com gigantes do mercado, o que implica desafios para alcançar um diferencial e conquistar novos clientes. Ao optar por um nicho de mercado específico, você foge da concorrência, pois trabalha com um público que não é atendido pelos gigantes do setor. O grande desafio, nesse caso, é encontrar essas pessoas e identificar o perfil de consumo.
O ideal para fazer isso é recorrer à análise de mercado. Para a empresária e CEO da 33e34 Shoes, único e-commerce no Brasil que vende apenas duas numerações de sapatos, o segredo é analisar a concorrência direta (caso tenha) e identificar suas dificuldades. “É importante analisar o abastecimento dos estoques, envio do produto, ciclo de vida do produto, margem de lucro, ciclo de vida do consumidor, entre outros fatores, isso envolve muitas variáveis”, explica.
Outra dica da empresária é personalizar o atendimento e os conteúdos que envolvam a loja e os produtos. Provavelmente, as empresas líderes do setor dificilmente conseguirão personalizar o atendimento e, é neste momento que o micro empreendedor consegue estreitar o laço com os clientes.
Em geral, as soluções demandam tempo considere a opção de investir em um chat online para solucionar as dúvidas dos consumidores. “A logística precisa ser perfeita ou, o mais próximo disso possível. Essa etapa é mais fácil quando você não vende produtos em escala global. Concentre-se em atender da melhor forma possível o seu nicho de mercado, aperfeiçoando todos os processos; entrega, sistema de pagamento, política de devolução, etc”, ressalta a CEO.
De qualquer forma, é importante lembrar que vencer nesse ramo pode ser difícil e trabalhoso, principalmente para quem está no início das operações, sendo assim invista em pessoas que acrescente conhecimento ao negócio, tanto internos como terceirizados.
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