Mercado de nicho = oportunidade para quem quer empreender

| 04/12/2015 - 17:55 PM | Comentários (0)

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Para você que aposta no empreendedorismo como opção de carreira e deseja ter seu próprio negócio, mas não planeja iniciar com um investimento tão alto, talvez a melhor opção seja mirar no mercado de nichos. “Ao contrário do mercado de massa, em que é necessário um alto investimento para concorrer com grandes empresas, e ainda obter uma margem de lucro baixa, o mercado de nicho permite um investimento inicial baixo, que pode ir aumentando conforme o crescimento do próprio negócio”, explica Lívia Lampert, gerente de marketing da KingHost, empresa de hospedagem de sites.

Por isso, confira quatro dicas de como aprimorar sua ideia de negócio e encontrar um nicho para investir:

 1. Identifique um tópico e um público:

O mercado de nichos visa se especializar e entregar produtos e serviços diferenciados, por isso, escolha um tópico do seu interesse e, a partir disso, descubra o perfil da audiência que você irá atender. Busque atender às necessidades de um público específico, como por exemplo, estudantes universitários do sexo masculino entre 18-25 anos de idade, ou ainda profissionais de meia-idade separados e com filhos.

 2. Identifique os problemas que o público-alvo pode ter:

Faça uma pesquisa sobre as questões, desafios e aspirações do público-alvo. Uma dica é procurar essas informações em fóruns onlines, além de mídias sociais, como youtube, facebook e blogs.

 3. Selecione os problemas mais rentáveis:

Identifique um problema que o público-alvo teria o prazer de pagar para ser resolvido. O consumidor que procura um mercado de nichos sabe que o produto que está buscando não é fácil de encontrar, estando disposto a gastar um pouco mais em troca de exclusividade e qualidade. Por isso, uma dica é analisar as seguintes informações:

– o número de pesquisas mensais relacionadas ao problema;

– o número de pesquisas que demonstram a intenção de resolver o problema;

– a regularidade das buscas dos termos relacionados ao problema;

– a quantidade de soluções de qualidade já disponíveis para o nicho definido.

Para verificar os três primeiros dados, uma sugestão é utilizar o Google Keyword Planner.

 4. Compreenda o problema profundamente:

Além de encontrar um tópico, um público e identificar um problema rentável associado a eles, você precisa entender o que o público-alvo anseia e por qual motivo as soluções já disponíveis no mercado não atendem às suas expectativas. Depois de estudar muito, é necessário formular um plano de ação, que provavelmente incluirá algum tipo de pesquisa de opinião junto ao público-alvo. Não esqueça que um plano de negócios é essencial para que qualquer ideia seja colocada em prática.

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Categoria: Pesquisas

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