Eletrônica Santana lança plataforma que mapeia perfil do e-consumidor

| 23/01/2012 - 16:31 PM | Comentários (2)

Entender o comportamento, observar hábitos de compra e consumo dos clientes já é uma preocupação antiga do varejo. O que não se podia imaginar é que a compra online conseguisse dar tanta atenção ao cliente quanto a compra presencial. Se por um lado as compras pela web já são uma realidade, e contam com mais de 32 milhões de e-consumidores, a dificuldade em deixar estes portais mais interativos era e é o grade desafio. Como tornar a experiência de compra do internauta mais rica, interessante e tão pessoal como se ele estivesse falando com o vendedor?

Antenados em buscar a resposta e com o desejo de “fazer diferente”, a Eletrônica Santana, um dos principais varejistas de compras online do Brasil, apostou nesse desafio e investiu em tecnologias capazes de traçar o perfil do cliente de acordo com o comportamento de buscas e compras anteriores. A empresa acabou de lançar o novo portal, com uma plataforma mais ágil, mais flexível, além de novas funcionalidades como a interatividade de compra. O clientes recebem recomendações de produtos de acordo com o seu perfil e histórico de compras.

O sistema de busca também se tornou muito mais assertivo. Mesmo que o consumidor escreva o nome errado do produto, o site, de forma inteligente, faz uma busca fonética apresentando opções com os nomes de produtos mais próximos e parecidos ortograficamente. Isso faz com que qualquer pessoa encontre facilmente o que procura.

A facilidade de navegação é outro ponto forte. O menu principal passa a oferecer nove categorias de produtos, disponibilizando mais de oito mil itens diferentes entre Eletrônicos, Informática, Eletrodomésticos, Telefonia, Eletroportáteis, Saúde e Beleza, Segurança, Ferramentas, além de Casa e Decoração. E para que o cliente não tenha dúvidas sobre os produtos na hora de comprar, além de contar com a descrição completa e atendimento online, vídeos explicativos mostram como funcionam determinados produtos e como devem ser instalados. Dessa forma, o consumidor sente-se mais seguro para realizar as compras virtualmente.

As vantagens não param por aí. Se o site recomenda produtos baseado no comportamento do cliente, os banners comercializados para os fornecedores seguem o mesmo perfil. Afinal, cada vez mais os anúncios e banners são focados e direcionados. Dessa forma, a Eletrônica Santana abre espaço no portal para banners personalizados, seguindo o conceito de gôndola de supermercado. Os banners aparecem de acordo com a busca do cliente. “Se o consumidor procura por roteadores, o banner apresentado no top da página será de uma marca de roteadores, potencializado a força da publicidade dentro do site”, explica o diretor.

Com o novo portal, a loja inteira passou por reestruturação, desde os sistemas internos nos processos de vendas e distribuição até o próprio estoque que aumentou em 50%. Com um estoque maior, a loja decidiu apostar na venda dos produtos de prateleira, eliminando temporariamente o cross docking, que é a venda de produtos em parceria com a fábrica ou distribuidor que faz a entrega direta.

“Trabalhando apenas com os produtos no estoque, o risco de atrasos na entrega diminui e o consumidor sente-se mais satisfeito e confiante”, conclui Rubens Branchini Martins, diretor comercial

Tags: , , ,

Categoria: Lançamentos

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (2)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Núbia Mota disse:

    Com o rápido crescimento do e-commerce no Brasil, os varejistas estão em busca de diferenciais para atrair os clientes para o seu site. Para isso, é fundamental ter uma plataforma flexível e assim como a Eletrônica Santana, muitos clientes estão migrando para a plataforma VTEX, que atende a todos os perfis de cliente e se destaca por ter em seu DNA a inovação e o comprometimento com o resultado para o cliente!
    :)

  2. Rodrigo Hertz disse:

    Nada plantadinha a matéria.

    Esse site tem que criar vergonha na cara e colocar matérias reais que acrescentam conteúdo caso contrário vai continuar ficando para trás.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.