Peculiaridades do SAC 2.0

| 26/07/2013 - 09:21 AM | Comentários (0)

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Se o atendimento presencial já é algo que requer treinamento e jogo de cintura, quem dirá o online que diminui a distância entre o cliente e o produto, se tornando mais impessoal e menos flexível?

O que as empresas devem fazer para reverter esta situação? Na realidade não há uma resposta concreta e totalmente certa. O importante é traçar um plano de atendimento de acordo com o seu perfil de público e segmento. Além disso, a funcionalidade intuitiva da sua loja virtual também influência no atendimento que você oferece ao e-consumidor, mesmo porque o contato com o cliente já começa no primeiro clique.

Isso quer dizer que, se o seu site possui uma navegação intuitiva e simples, sem rodeios para completar a compra, bom visual, informativo com relação aos produtos, diferentes tipos de gateways, usabilidades de interação, ou seja, se a sua plataforma de e-commerce facilita o acesso às informações e conclusão das etapas, pode considerar que pelo menos 50% do atendimento já está funcionando, e bem.

Ainda assim os outros meios de atendimentos são essenciais no mundo online da sua loja. São eles:

Chat online

Reativo: É só clicar no campo do chat dentro da loja e falar com o atendente.

Proativo: Um programa mapeia a navegação do internauta no site e identifica se o mesmo está passando por dificuldades em alguma etapa e sugere ajuda espontaneamente.

Telefone (SAC ouTelevenda)

Este, obrigatoriamente, exige treinamento de equipe bem como compreensão geral de todos os processos e fluxo do site. O atendente deve ter conhecimento técnico da plataforma e da linha de produtos oferecidos pela loja.

Email

Pode ser utilizado de várias formas:

  • Aviso de fechamento da compra
  • Aviso de recebimento do pagamento
  • Notificação de entrega do produto
  • E-mkt de fidelização e retargeting do cliente.
  • Atendimento geral

FAQ – Perguntas e Respostas

Algumas lojas disponibilizam uma página apenas para as principais dúvidas com as respostas e os respectivos caminhos para solucionar o problema.

Redes Sociais

Além de interagir, engajar, entreter e informar as redes sociais também são utilizadas como ferramenta para oferecer assistência aos clientes. Então, para os lojistas que desejam atender também pelas redes, o ideal seria possuir uma página de SAC e outra com novidades da loja e afins e diferenciar uma comunicação da outra.

Estes são os meios mais usuais para atendimento virtual. Mas não adianta apenas implantar todos sem antes se planejar, treinar equipe e investir em suporte muitas vezes em tempo integral. Sua loja está na internet, ou seja, ela não para.

Outro ponto fundamental é estar inteirado sobre todas as novidades tecnológicas e inovações dos meios. A automatização colabora para que a gestão dos negócios seja mais rápida, deixando espaço para que sua equipe de suporte se preocupe mais com o aperfeiçoamento do atendimento, buscando encantar e oferecer a melhor experiência de compra online para o usuário.

E, por fim, análise. As ferramentas possibilitam emissão de relatórios diários que permitem visão 360 graus de todas as estatísticas e interações. Então, aprenda com erros e otimize o fluxo do atendimento: Acesso ao site, compra, pós venda e fidelização. Ou seja, o cliente fez a compra, deu tudo certo e acabou? Não! Agora é hora do atendimento se unir ao marketing para traçar estratégias de como fazer este cliente se tornar freguês.

Não para, não é? Nunca!

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Categoria: Cases

Sobre Fernando Mansano: Especialista em comércio eletrônico, estando entre os melhores profissionais da América Latina. Formado em Análise de Sistemas, atua em desenvolvimento de sistemas para Internet e-commerce desde 2000, participou da implantação e acompanhamento das principais lojas virtuais do país. Diretor da Jet E-commerce, Diretor da ABRADI, coautor do livro Gerente de E-commerce, fundador e escritor do blog E-commerce Class o qual foi eleito um dos melhores do país. Docente especialista em Educação Superior, ministra em cursos técnicos, graduação e pós-graduação, palestrante em Universidades e grandes eventos de e-commerce e marketing digital. Ver mais artigos deste autor.

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