Staples abre primeira operação física no Brasil
A gigante americana especializada no varejo de materiais para escritório iniciou sua operação física no Brasil. Para se aproximar mais dos consumidores, a Staples inaugurou a primeira loja no País no Shopping Market Place, em São Paulo. A Pop-up Store da Staples já está em funcionamento, servindo também como uma ferramenta de marketing e até mesmo uma oportunidade para conferir, na prática, o comportamento dos consumidores. “Estamos mais próximos dos clientes, possibilitando a venda imediata de alguns itens do nosso portfólio de produtos, além da compra orientada em nosso e-commerce www.staples.com.br”, explica Leo Piccioli, CEO da Staples na América Latina. O formato adotado para o shopping paulistano segue a filosofia das nano-lojas lançadas pela rede mundial, capazes de adotar estruturas menores para a combinação de vendas off e online.
Na Argentina, onde a operação também é comandada por Leo Piccioli, recentemente foram abertas oito lojas de acordo com o novo conceito. Parecidas com os famosos kioskosportenhos, todas elas possuem terminais conectados que possibilitam o acesso ao acervo completo de produtos. Assim como acontece em Buenos Aires, no quiosque de 20 m² da Staples do Market Place, em São Paulo, é possível comprar e levar para casa ampla gama de artigos de papelaria de marcas consagradas como 3M, BIC, Chamex, Dello, Faber Castell e HP – além da linha Staples® – ou utilizar o terminal para a compra online de mais de 5 mil itens com entrega via delivery.
E-reader mais vendido do mundo, o Kindle é um dos destaques da primeira loja física da Staples no Brasil e também passa a ser vendido no www.staples.com.br. Outra novidade vem da parceria com a Robtec, que leva a impressora 3D Cube e o escâner óptico para uso pessoal Sense. Todos eles estão à venda na Pop-up Store e podem ser manuseados pelos fãs de tecnologia.
“Além de atender demandas imediatas, a estrutura física impulsiona o e-commerce. Cada vez que se inaugura uma loja na Argentina, percebe-se também o aumento de visitas no online”, conta o executivo. Agora a Staples prepara-se para observar o comportamento dos consumidores nacionais. A partir do quiosque no Market Place, a equipe da operação nacional analisará se a estrutura física será uma ferramenta temporária ou constante de marketing e se deverá ser multiplicada em outros importantes pontos comerciais. O “jeito certo” será, como sempre, definido de acordo com o perfil dos brasileiros.
Gigante mundial atenta ao “jeito” brasileiro
Fundada em 1° de maio de 1986, nos Estados Unidos, aStaples inventou o conceito de megaloja de papelaria e materiais para escritório. Em 28 anos de atuação, tornou-se a maior empresa do segmento no mundo, ampliou sua presença para 26 países, expandiu seu modelo de negócios para outros canais, consolidando seu site como um dos maiores em volume e faturamento do e-commerce mundial. Com cerca de 2,3 mil lojas distribuídas pelo planeta, a Staples registrou US$ 25 bilhões em vendas.
Apostando no Brasil como um dos mercados de grandes oportunidades para a rede e uma das operações com maior potencial de crescimento, a Staples traz para o País um modelo de negócio capaz de se adequar às demandas de pequenas, médias e grandes empresas para garantir, de fato, o menor custo final a partir de estudos logístico e de gerenciamento de produtos. Se no mundo a Staples já é a terceira maior operação de e-commerce, por aqui, a empresa trabalha pela consolidação da liderança do www.staples.com.br em seu segmento de atuação, garantindo aos clientes segurança, agilidade e facilidade na compra de itens de papelaria e materiais para escritórios.
Vale lembrar que a rede chegou ao Brasil, em 2005, com a aquisição da Officenet. Em menos de dez anos, conquistou uma base de 65 mil clientes, sendo cerca de 7,5 mil ativos por mês. Por aqui, a Staples adota o modelo de Delivery a partir do atendimento por telefone (11 3824-7500) e vendas online via site www.staples.com.br com entregas em todo o território nacional. Por meio de seus canais de venda, a Staples oferece aos brasileiros mais de 6 mil produtos, que vão dos itens mais básicos de papelaria até equipamentos de alta qualidade e tecnologia para escritórios.
No mercado nacional, a empresa se destaca entre as demais do segmento por contar com 500 produtos de marca própria, a linha Staples®, presente em 45% dos carrinhos de compras da atual base de clientes e que representa até 40% de economia em comparação aos similares das marcas líderes. Além disso, oferece aos consumidores o benefício exclusivo de Garantia Permanente para produtos de papelaria da grife Staples®, possibilitando a troca imediata do item que eventualmente apresentar defeito de fabricação ou origem, sem qualquer custo adicional, burocracia e restrição de prazo para troca ou devolução
Categoria: Lançamentos