Livro debate mercado de meios eletrônicos de pagamento no Brasil
Setor em franca expansão no Brasil, os meios eletrônicos de pagamentos ainda podem crescer mais no país por conta do marco regulatório de 2013 e novas regras para a atuação das empresas. Esta é apenas uma das propostas apresentadas pelo economista Istvan Kasznar em seu novo livro, “Meios Eletrônicos de Pagamentos – Análises do Mercado de Cartão de Crédito”.
O título traz de forma direta e concisa a situação atual do mercado, os antecedentes históricos, as necessidades, tendências e sugestões de soluções para uma mudança que beneficie todos os membros da cadeia.
Nos dois primeiros capítulos, o livro explica o que é, os tipos de cartões de crédito e como a sociedade pode se beneficiar. Nas páginas seguintes, o autor apresenta um banco de dados inédito, exemplificando o crescimento vertiginoso do “dinheiro de plástico”.
Dessa forma, apresenta a importância em viabilizar a interoperabilidade das bandeiras, o sistema de garantias de crédito e o uso de pinpads. “Por ser assaz evidente a hiper-concentração de mercado nas mãos de dois mega-bancos e seus aliados, se dá um passo a favor de mais competição”, apresenta um trecho do livro, em que o economista Istvan Kasznar explica o Sistema de Controle de Garantias.
“O cartão exerce uma poderosa alternativa para a inserção social. Milhões de brasileiros fazem saques na boca do caixa bancário porque recebem algum plano assistencial. Além disso, a juventude que utiliza a informática tem mais esta opção para fazer programas eletrônicos eficientes, de remessa e compensação financeira, que lhe gera empregos e rendimentos”, conclui o economista Istvan Kasznar.
Categoria: Lançamentos