A divulgação da minha loja virtual traz retorno, e a sua?

| 20/10/2011 - 12:38 PM | Comentários (15)

moeda-computador

Sem divulgação a loja virtual não cresce, não conquista e não vende. Divulgar o empreendimento online é a única maneira de torná-lo conhecido de seu público-alvo, além de ser a forma mais satisfatória para alcançar consumidores realmente interessados em adquirir seus produtos e serviços.

Para colocar sua loja virtual em evidência no mercado, há diversas formas de marketing digital que possibilitam destaque à sua empresa, como por exemplo, otimização para sites de busca (SEO), links patrocinados (SEM), anúncios em sites comparadores de preço e a presença do empreendimento em mídias sociais, realizando integrações com os potenciais e-consumidores.

A questão é: como tem sido a taxa de conversão das ações de marketing de sua loja virtual? E como as campanhas de divulgação podem ser trabalhadas de forma a gerar resultados ainda mais satisfatórios de divulgação para seu empreendimento? O primeiro passo é entender que o retorno de suas ações pode ser medido, basta calcular: o número de visitantes no mês dividido pelos pedidos aprovados neste mesmo período, obtendo, assim, o resultado da taxa de conversão de sua loja virtual.

O resultado deste cálculo pode aumentar ou diminuir conforme a eficácia de suas campanhas, por isso, vale atentar para as seguintes questões:[optinlocker]

Qual a porta de entrada da minha loja virtual?

Inicialmente, a porta de entrada para um visitante/consumidor potencial era a página principal da loja, a homepage. No entanto, conforme o desenvolvimento das técnicas de otimização, outras estratégias surgiram para melhorar o posicionamento da loja virtual nos motores de busca.

Uma das inovações foi justamente mudar a “landing page”, transferindo-a da home para as páginas de produtos, de categorias, de promoções… Ou seja, a estratégia foi alterada para apresentar ao cliente aquilo que é mais interessante para ele, conforme demonstrado em sua busca.

Uma vez que o cliente tem acesso a tais páginas, cabe ao empreendimento direcioná-lo à efetivação do pedido através de conteúdos inteligentes e que facilitem o convencimento do consumidor a adquirir o produto que pesquisou e encontrou em sua loja.

Meu tráfego de clientes é qualificado?

O lojista virtual deve sempre se preocupar com a taxa de rejeição dos consumidores. Esta taxa, também conhecida como “bounce rates” é o fator que indica a média de desistência de visitantes que não passam da primeira página da loja virtual, por exemplo, os clientes acessam sua página através de uma busca, mas verificam que não se trata daquilo que realmente desejam, então a deixam exatamente onde entraram.

Estes consumidores caracterizam-se por um tráfego não qualificado, ou seja, por indivíduos que não possuem o interesse efetivo nos produtos de sua loja, mas acessam-na porque a mesma aparece em resultados de busca. Para evitar esse tipo de transtorno, é importante realizar um trabalho de marketing digital direcionado aos consumidores em potencial. Além disso, vale verificar constantemente onde sua página está sendo divulgada e quais as palavras-chave referentes ao seu negócio estão sendo mais buscadas.

Para uma divulgação que gera retorno satisfatório ao lojista, não há por onde fugir: é preciso investir em marketing digital eficiente, que acompanhe o seu projeto e possibilite o reconhecimento de sua marca na web.

Sucesso![/optinlocker]

Tags: , , , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Felipe Martins: Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comentário (15)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Jéssica disse:

    Olá! Tenho aprendido a cada dia com estes artigos. Consigo identificar onde estão os pontos positivos e negativos da nossa loja virtual e assim melhorar cada vez mais.

  2. lilian disse:

    como conseguimos detectar empresas sérias na internet que prestam estes serviços de assessoria na divulgação?

  3. Alex disse:

    Muito bom esse artigo e os comentarios também.
    é de grande ajuda para mim que estou começando.
    Obrigado!
    http://www.mixdascompras.com

  4. cintia disse:

    realmente eu também estou começando agora.
    http://www.Diversascestas.com

  5. André disse:

    Ótimo post!

    Uma dica para quem quer anunciar seu ecommerce grátis: Monte sua vitrine e mostre para as pessoas o que você vende. É rápido, fácil e não precisa cadastro! – evitrinne.com

  6. Sebastião disse:

    Gostaria de indicar aos colegas um ótimo site sobre dropshipping, tudo que a gente precisa saber está lá, inclusive informações sobre construção de lojas virtuais e sua integração para automatizar a loja. O site é da China in Drop to Brazil http://chinaindroptobrazil.weebly.com

  7. thayara disse:

    oi entrem nesse site

  8. Lady shoes disse:

    De Grande ajuda este post, adorei.

  9. Carlos disse:

    Boa dicas

  10. Lucas disse:

    Excelente artigo!
    Boa observação também do Sebastião!
    Abraço
    mundonegocio.net

  11. Miguel disse:

    Realmente essa é uma coisa complicada e que temos q melhorar a cada dia.
    A concorrência é muito grande e mutos desistes no começo. mais o segredo está em pesquisar, aprimorar e perseverar.
    Hoje tenho uma loja que vende carimbos online e estou muito feliz. é o Shop LGR

  12. Souza borges disse:

    Muito boa sua explicação, principalmente para pessoas que estão começando no negócio. Acesse minha loja Polishop são mais de 1200 produtos http://goo.gl/mY5kym

  13. Bruno Oliveira disse:

    Valiosas dicas, SEO realmente é muito importante mesmo para qualquer ramos de e-commerce. Mas ao menos no meu caso, o Facebook Ads apresentou melhores resultados, afinal, meu público-alvo está presente na rede social.

  14. Valein disse:

    Entre e aproveite as promoções!

  15. vinicius Amaral disse:

    entrem e comprem comigo otimos produtos para você….
    http://jvcosmeticos.lojaintegrada.com.br/#

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.