UOL HOST lança guia gratuito para ajudar lojas virtuais a venderem mais no Natal
O UOL HOST, divisão de hospedagem, serviços web e cloud computing do UOL, anunciou o lançamento do guia Natal de Sucesso, com as melhores práticas para as lojas virtuais atraírem mais clientes e gerarem mais negócios no período. Disponível para download gratuito (http://www.uolhost.com.br/natal2013), o material reúne dados de mercado, casos de sucesso, dicas de logística, estoque, atendimento, promoções e e-mail marketing.
O ano de 2013 deve terminar com resultados expressivos para o comércio eletrônico brasileiro. Segundo o e-bit, consultoria especializada em comércio eletrônico, previsão é que o setor atinja um faturamento de R$ 28 bilhões até dezembro, o que representa um crescimento de 25% em relação a 2012, ano em que o total de vendas foi de R$ 22,5 bilhões. Até o final de 2013, ainda segundo o relatório da e-bit, o comércio eletrônico ganha mais 8,9 milhões de novos compradores.
De acordo Ricardo Dutra, Diretor do UOL HOST, o ideal é começar os preparativos cedo, no mínimo três meses antes do Natal, para haver tempo hábil para contratar e treinar pessoal, preparar materiais e negociar com fornecedores. “O lojista não pode deixar de aproveitar a melhor data do comércio, mas para isso, é essencial fazer promoções, divulgar os produtos e planejar-se para o provável aumento de demanda”.
Ainda segundo o executivo, o prazo de entrega é crucial nesta época do ano, pois ninguém quer deixar de presentear por atraso de entrega. “Se isto ocorrer, provavelmente a loja perderá este cliente e ainda ganhará um “inimigo” que dará más referências para os parentes, amigos, etc.”, destaca.
Lojistas que ainda não tenham feito a “lição de casa” e deixaram para última hora, ainda tem tempo de aproveitar a época de Natal. Confira a seguir, uma prévia do conteúdo disponível no guia:
Abasteça seu estoque: Saber como controlar melhor o estoque para não faltar produto nas prateleiras e negociar descontos com fornecedores são os primeiros passos.
Reforce sua logística: 98% das queixas relacionadas ao e-commerce são referentes a atrasos na entrega. É importante como fugir dessa estatística, alinhando prazos com as transportadoras, reforçando a equipe e deixando produtos pré-embalados.
Atenção ao atendimento: Respostas rápidas e eficientes são essenciais para evitar frustrações e reclamações, especialmente nesta época do ano. A equipe precisa estar preparada para fazer um atendimento impecável.
Invista em promoções: Oito em cada dez consumidores buscam ideias e preços na internet antes de fazer uma compra, seja ela online ou não. O guia dá dicas de como fisgar esse cliente, criando promoções eficazes e divulgando-as com as ferramentas certas.
Use o poder do e-mail marketing: Importante aliado de quem quer manter um canal aberto com o cliente, o e-mail marketing é uma arma indispensável para divulgar suas ofertas. É preciso usá-lo a favor do lojista, sem que vá parar na caixa de spam.
Prepare-se para as liquidações de fim de ano: Black Friday, Cyber Monday e Boxing Day são excelentes oportunidades para vender mais. A infraestrutura tem que estar pronta para aguentar os picos de acesso e os descontos tem que ser reais (nada de aumentar o preço antes para baixar depois).
Calendário: planeje-se na reta final: Deixou tudo para a última hora? Preparamos um calendário com as principais ações para o empreendedor tomar e correr atrás do tempo perdido.
Mantenha a calma em meio ao caos: Com tantas tarefas a cumprir, o lojista pode se sentir sobrecarregado e entrar em parafuso. O material dá dicas para resolver as pendências com mais tranquilidade.
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