Boxing Week: última oportunidade para o e-commerce faturar em 2012

| 19/12/2012 - 08:40 AM | Comentários (1)

faturar-internet

Engana-se quem pensa que o Natal é a última grande oportunidade do comércio eletrônico para vender. Depois do dia 25 de dezembro, teremos pela primeira vez no Brasil o chamado BoxingWeek.com.br, saldão de Natal, que acontece de 26 a 29 de dezembro, e contará com a participação de mais de 50 lojas virtuais que terão a oportunidade de liquidar de vez todos os produtos que sobraram do Natal e terminar o ano da melhor maneira possível: vendendo.

O Boxing Week é inspirado no Boxing Day, datatradicional em países da Europa, no Canadá e Austrália realizado no primeiro dia útil depois do Natal. No Brasil, o Boxing Day foi realizado pela primeira vez no dia 26 de dezembro do ano passado e, segundo dados do e-bit, movimentou R$ 58,9 milhões para o e-commerce. Foram registrados 170.632 pedidos via internet, sendo que o ticket médio ficou em R$ 345. A data representou o segundo dia que mais faturou no comércio eletrônico em 2011, ficando atrás apenas do Black Friday.

Diferente do Boxing Day, que acontece durante 24 horas, o Boxing Week.com.br terá quatro dias de liquidação. Isso permite que os consumidores tenham mais tempo para se organizar e aproveitar os saldões de Natal.

A realização da terceira edição do Black Friday provou de vez o potencial das ações do comércio eletrônico brasileiro. Como aprendizado, ficou a lição de que o consumidor é o dono da voz mais ativa, que se manifesta caso algo fuja do prometido.  Os brasileiros estão dispostos a comprar, mas exigem descontos reais. A credibilidade de mobilizações como essa pode ser comprometida se os varejistas não se esforçarem para diminuírem o preço dos produtos.

Ações como o Black Friday são recentes no Brasil e estão em processo de amadurecimento. As lojas que fizerem maquiagem de preços criam uma impressão muito ruim com o consumidor, enquanto as que ofereceram um desconto real certamente obtém um retorno da compra.

Estas datas entraram de vez para o calendário do e-commerce brasileiro, e prova a sua independência das datas do varejo tradicional. Black Friday, Cyber Monday, Dia do Frete Grátis,além do próprio Boxing Week,mostram o poder de mobilização das lojas para realizar liquidações e a disposição dos consumidores para comprar (e criticar quando necessário).

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Pedro Eugênio: Pedro Eugênio é sócio fundador do Busca Descontos (www.buscadescontos.com.br), site com foco exclusivo em promoções que conglomera cupons de descontos das principais lojas virtuais do país. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (1)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Vanessa Vallarini disse:

    Boa tarde,

    Qual a lista de lojas participantes deste saldão pós Natal?

    Att, Obrig,
    Vanessa Vallarini

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.