4 dicas de logística para lojas virtuais venderem bem no final de ano
Se há um fato importante no comércio eletrônico, é este: o consumidor online não aceita pagar caro pelo frete, nem esperar semanas para receber o produto comprado. Não à toa, o frete é o principal motivo de abandono de carrinho de compras no varejo eletrônico brasileiro, segundo pesquisa da e-Bit. Com a aproximação das vendas de fim de ano – reforçadas pelo Black Friday, em novembro, e pelo Natal, em dezembro -, gestores de e-commerce devem, mais do que nunca, estar preparados para lidar com o aumento no fluxo de vendas e, consequentemente, de envio de mercadorias. O cálculo do frete não pode deixar de funcionar em nenhuma hipótese.
Nesse sentido, este é o momento de gestores verificarem se suas lojas virtuais apresentam opções competitivas de frete e, além disso, se dispõem de tecnologia que ofereça precisão no cálculo e condições de envio das mercadorias. Levando em consideração que o número de visitantes pode aumentar em até dez vezes as vendas de fim de ano, o sistema de cálculo de frete do e-commerce precisa ser estável. Sabendo que até mesmo grandes varejistas perdem vendas por falta de preparo tecnológico, seguem quatro recomendações que todo gestor de e-commerce deve seguir nesse momento de preparação para o fim de ano:
1) Cuide com webservice de transportadoras públicas ou privadas que não garantem SLA por contrato
O webservice ideal para a sua loja virtual é aquele que garante, por contrato, um índice de pelo menos 99,5% de estabilidade e, no máximo, 500 ms de tempo de resposta. Explico: se o webservice não garante estabilidade, significa que o seu e-commerce pode ficar sem vender por conta de o sistema estar fora do ar (congestionado por excesso de consultas ao mesmo tempo, por exemplo). E o tempo de resposta está diretamente ligado ao tempo que o seu cliente terá de esperar para ver quanto custará o frete e qual o prazo de entrega. Trate essas questões com prioridade para que o investimento em marketing não seja perdido na ponta do funil, conversão, ou em recorrência.
2) Se o cálculo da sua loja virtual ocorre na própria plataforma, realize testes
Caso seja a sua própria plataforma de e-commerce quem calcula o frete internamente, você pode ficar mais tranquilo, afinal, não terá os problemas citados no item anterior. No entanto, esse é o momento de fazer testes de stress para garantir o preparo da sua loja para o fim de ano. Caso não queira correr riscos, terceirize esse trabalho com tecnologias especializadas em frete para e-commerce.
3) Escolha as opções de entrega adequadas para o seu e-commerce
Se você não tem certeza se a sua loja virtual está trabalhando com as transportadoras adequadas, é muito simples: entre em contato com algum especialista em gestão de frete. Tão importante quanto calcular o preço e prazo com a tecnologia adequada, é oferecer múltiplas opções e garantir que essas ofertas de fretes sejam competitivas. Ofereça, pelo menos, três opções de frete, mesmo quando sugerir a entrega gratuita. Afinal, nem sempre o seu cliente busca o frete mais barato – muitas vezes, procuram o mais rápido, ou melhor custo-benefício ou a opção com entrega agendada.
4) Implemente corretamente as tabelas de fretes das transportadoras contratadas
Trazer as informações corretas no seu e-commerce é uma forma preventiva de reduzir custos com SAC, logística reversa, clientes falando mal da sua loja, marca arranhada no mercado etc. Esse trabalho ocorre ao implementar tabelas de fretes corretamente, como é evidenciado em material educativo gratuito lançado recentemente. Se o seu estabelecimento virtual calcula o prazo de entrega desatualizado, por exemplo, provavelmente você terá problemas com clientes e o nome estampado em sites como Reclame Aqui. Para evitar tais custos e constrangimentos, há duas opções: 1) investimento em uma equipe que implemente e atualize constantemente preços, prazos, praças, base de CEPs ou 2) contratação de tecnologias adequadas de cálculo de frete.
Se você deseja garantir que as vendas nos momentos de pico, prepare-se antecipadamente. Não deixe para a última hora, pois se for utilizar um gateway de fretes, apesar de a integração ser simples e rápida, o trabalho exige adaptação da equipe de operações e marketing, que irão utilizar a tecnologia.
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