Visa tem planos para dominar o mercado de pagamentos móveis
Não é nenhum segredo que as empresas de cartões de crédito estão gastando muito dinheiro e formando diversas parcerias de negócios para faturar com as recentes inovações nos dispositivos móveis e em pagamentos online. A American Express, que recentemente lançou seu produto de pagamentos digitais Serve, está particularmente se movendo agressivamente em busca de parcerias, fechando acordos recentes com o Foursquare e o Facebook. A Mastercard tem apostado na tecnologia NFC com parcerias com o Google e o Google Wallet e recentemente comprou o portal de pagamentos online DataCash por US$ 520 milhões. Já a Visa fez uma série de grandes movimentos em tecnologias móveis de pagamentos digitais, incluindo investimentos no Square, a compra da plataforma de pagamentos de bens virtuais do Playstation, a PlaySpan, por US$ 190 milhões, e aquisição da empresa de pagamentos móveis Fundemo por US$ 110 milhões.
Bill Gadja, Chefe Global de produtos móveis da Visa, afirma que existem três pilares na estratégia de pagamentos móveis da empresa. Um deles é a tecnologia NFC, com foco no pagamento móvel realizado dentro de uma loja física. O NFC (comunicação de campo próximo) permite que as pessoas façam transações, troquem conteúdos digitais e conectem dispositivos eletrônicos com um simples toque. O Google Wallet e telefones Android como o Nexus estão sendo construídos com chips NFC. A Visa recentemente se juntou a ISIS network, uma rede de pagamentos móveis que é uma joint ventura integrada pela AT&T, T- Mobile e Verizon, e irá aprofundar sua presença no mercado norte americano.
Gadja explica que a Visa está licenciando o aplicativo de pagamentos móveis PayWare para integrar-se com o wallet da ISIS e a empresa está ativamente à procura de outras formas de integração com NFC em sua estrutura de pagamentos móveis.
Mas algumas empresas não são tão otimista com a tecnologia NFC, mais notadamente o CEO da eBay ( proprietário do PayPal) John Donohoe, que diz acreditar que o NFC “não é bom para comércio”. Algo estranho considerando a disponibilidade de aplicativos do PayPal para Android.
Gadja afirmou que “Penso que para diversas pessoas o NFC irá substituir o cartão de crédito físico, mas levará um longo tempo até ele substituir todos os modos de pagamento”, e prossegue “As peças estão postas para o NFC decolar”.
A segunda parte da estratégia móvel da Visa envolve o digital wallet e a web móvel. Gadja afirma que, como o e-commerce muitas vezes se origina de telefones celulares, existe uma necessidade de clique único, simplificação na identificação do usuário e processos de checkout eficientes e rápidos. È uma área que o PayPal trabalha duro para manter seu domínio, mas o Visa acredita que há espaço para mais jogadores.
Categoria: Lançamentos