Visual Mix lança terminal que funciona como checkout tradicional ou caixa de autoatendimento
Para solucionar o principal problema do comércio varejista, que hoje consiste na falta de funcionários no quadro, além das comuns faltas de pessoal no dia a dia da operação, a Visual Mix acaba de lançar o Modelo Convertible. O equipamento se trata de um terminal ou caixa para pagamento, que poder ser usado por um operador no supermercado e, na ausência desse funcionário, pode ser transformado em um self checkout ou terminal de autoatendimento, em que o próprio cliente registra suas compras e realiza o pagamento das mercadorias.
Para garantir a eficiência e a segurança, tanto para o cliente quanto para o varejista, o terminal possibilita a conferência dos produtos registrados através do peso do item, processo no qual uma balança verifica se o item colocado na sacola é o mesmo que foi registrado pelo scanner. O equipamento traz ainda câmera acoplada, e para cada seis Modelos Convertibles instalados no estabelecimento, a loja pode designar dois fiscais de caixa para acompanhar a movimentação dos terminais por um tablet. “O monitoramento do PDV pela fiscal de caixa é feito através de um tablet, que apresenta o relatório do problema e ainda mostra o vídeo da compra sendo realizada, uma vez que o terminal conta com câmera que monitora a ação de quem está operando”, diz Roseli Morsch, diretora da empresa.
Outra adaptação para tornar a operação junto ao cliente mais segura é o bloqueamento do scanner após o registro de cada produto. O mecanismo só volta a funcionar após o cliente colocar o produto na sacola, atitude que torna valida a operação. Só após essa etapa o scanner é liberado para realizar o registro do próximo item. “O Convertible é uma segurança e uma arma para a prevenção de perdas no varejo. Precisamos colocar no PDV sistemas para que algumas ações ilícitas sejam evitadas, sejam elas praticadas por operadores ou mesmo por consumidores”, explica Roseli.
Ao se transformar em um self checkout, o Modelo Convertible evita, acima de tudo, uma situação comum, principalmente em hipermercados, que é quando existem 50 pontos de caixa, mas somente dez operando. “Nos Estados Unidos, 80% do varejo possui atendimento tanto comum como self checkout, enquanto no Brasil, só 10% do setor apresenta essa característica. Mas o ideal é que o varejo ofereça essa opção de pagamento ao seu cliente”, ressalta a executiva.
Categoria: Lançamentos