Locaweb investe e passa priorizar a qualidade
A Locaweb coloca em operação o segundo módulo de seu data Center em São Paulo. A expansão tem capacidade de abrigar 6,4 mil servidores e consome parte do investimento de R$ 111 milhões, previsto para ampliação da infraestrutura dentro de um prazo de sete anos. A previsão é que o espaço esteja totalmente ativado em 24 meses.
Em 2008, a companhia adquiriu um prédio de 11 mil metros quadrados na Zona Sul da capital paulista para abrigar, além do novo DC, a sede da provedora. Um primeiro módulo com 1,2 mil servidores entrou em funcionamento em julho do ano seguinte para atender a demanda momentânea. Atualmente, o espaço está totalmente ocupado, obriga.
Outro site, esse com 3 mil servidores e inaugurado em abril de 2006, será mantido para atender questões de redundância e disponibilidade.
“Ainda temos espaço para mais dois módulos”, indica Gilberto Mautner, CEO e fundador da empresa. Uma terceira fase da expansão está prevista para começar em 2013. Quando completo, o data center abrigará cerca de 25 mil servidores físicos. “O foco do DC é totalmente voltado a cloud computing”, afirma, mencionando orientações para atender exigências do conceito que passam por pontos como consumo de energia.
O executivo classifica a computação em nuvem como principal motor de crescimento da companhia para os próximos anos. Pelas contas de Mautner, mais de 3 mil clientes usam esse tipo de serviço ofertado pela Locaweb. “Com a evolução do produto, chegaremos no ponto em que não vai mais fazer sentido as empresas construírem qualquer coisa de TI internamente”, aposta.
Em 2009, a provedora faturou R$ 131 milhões. Mautner prefere não fazer projeções para expansão dos negócios nos próximos 12 meses, mas dá um direcionamento quanto às metas: “O crescimento histórico foi sempre na faixa superior a 30% ao ano”.
Instabilidade
O CEO nega que os investimentos atuais atrelam-se a problemas de instabilidade verificados em alguns serviços oferecidos pela companhia há algumas semanas. “Não se levanta uma estrutura dessas em poucos meses. As obras começaram em janeiro de 2009”, afirma Mautner, anunciando que a ampliação aumentará a confiabilidade e o nível de redundância da Locaweb.
Segundo o executivo, as causas dos problemas foram identificadas e estão sendo resolvidas. “Uma base de clientes muito antiga está alocada em servidores que estão sendo substituídos”, comenta, para completar: “A empresa está elevando o padrão dos equipamentos”.
Pelas contas do fundador, os afetados não chegam a 2% da carteira de 200 mil clientes da Locaweb. “Temos amadurecido muito. Existe hoje um projeto grande de implantação de Itil”, afirma, sinalizando que, desde que a biblioteca de boas práticas está sendo adotada, a quantidade de incidentes é menor “e quando eles acontecem a resolução é mais rápida”.
Categoria: Lançamentos, Notícias
Ando tendo alguns problemas com a Locaweb.
Espero sim que melhore!!!!