As vantagens do CDN para o e-commerce

| 21/08/2013 - 10:05 AM | Comentários (1)

cloud

Content Delivery Network ou em português, Rede de Distribuição de Conteúdo, é uma aplicação que já vem sendo usada desde o final da década de 90 por grandes empresas de comércio eletrônico ou de distribuição de mídia, como filmes e músicas.

Existem várias vantagens para seu uso, mas, principalmente dois grandes ganhos, sendo o primeiro, o de fazer com que os usuários finais fiquem mais próximos dos conteúdos solicitados. E, o segundo, consequência disso, é uma diminuição das requisições diretas aos servidores reais de conteúdo, tornando o tráfego de dados e os respectivos custos mais baixos.

Uma empresa como a Apple, por exemplo, que vende milhões de aplicativos por minuto, mas que possui seus servidores nos EUA, demoraria um tempo muito maior para fazer os downloads de cada aplicativo que seus consumidores baixam na Apple Store.

O funcionamento é simples: uma empresa com o Youtube quando tem um novo vídeo postado, sincroniza essa nova informação (tráfego de dados) apenas uma vez entre seus servidores principais e todos os servidores secundários distribuídos geograficamente por todos os continentes. Uma vez feita essa sincronização, gera vantagens para o provedor e para o consumidor, sendo esse último, tendo uma impressão de agilidade e pronta resposta, que não se dão apenas pela rapidez da sua internet, mas porque o vídeo esta em servidor alocado em algum grande provedor de CDN com Data Center provavelmente no Rio de Janeiro ou São Paulo.

Vantagem também para o Youtube, pois o tráfego que irá pagar para seu provedor de banda de internet será local e não internacional. Agora imagine isso sendo acessado milhões de vezes? Esse é o tamanho da economia.

O seu próprio computador funciona como um pequeno servidor CDN, pois enquanto você não limpa o histórico dos sites visitados e mantem os caches, toda vez que você volta a carregar a página do seu banco ou a primeira página do Google, é da sua própria máquina que sai a informação, por isso é “tão rápido”.

Se você pensa em abrir um canal de e-commerce ou mesmo gostaria que seu conteúdo tivesse acesso instantâneo, certamente irá procurar por algum provedor de CDN. No Brasil algumas das empresas que fornecem o serviço no Brasil é a Telefônica Vivo, Level 3, Distribui e Samba Tech, e, uma das pioneiras no mundo é a Akamai.

Tags: , , , ,

Categoria: Cases

Sobre Gledson Santos: Gledson Santos é Engenheiro, Gerente de Negócios na Telefonica | Vivo e Especialista em TI e Telecomunicações. Twitter @itclose2u Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comentário (1)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Carmo Fabio de Andrade Bernardi disse:

    Ótima matéria, me ajudará muito nas oportunidades junto aos cliente. Parabéns!

    http://www.vivo.com.br

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.