Sistema de pagamentos: o carrasco do checkout?

| 09/05/2012 - 09:37 AM | Comentários (8)

Imagine sua loja virtual com um checkout perfeito: claro, intuitivo e que mantém o cliente dentro da loja virtual

IMAGINOU??

Agora volte à realidade! E encare o quanto sua loja virtual está longe desse ideal.

Essa distância tem o tamanho do número de carrinhos abandonados diariamente na sua loja.

Há muitos culpados. Mas o sistema de pagamento online que você utiliza é provavelmente um deles.

(PAUSA DRAMÁTICA)

Não importa se você utiliza gateway de pagamentos ou intermediário/facilitador de pagamentos: ele tem que ajudá-lo a vender mais!

Simplicar a implantação de diversos meios de pagamento, fornecer um ambiente seguro com controle de fraudes e bla bla bla, TUDO ISSO É BÁSICO.

Vamos falar do que não é básico: otimização de checkout. Ao escolher um sistema de pagamentos, você deve entender como ele ajudará a otimizar o seu checkout:

Gateways de Pagamento

Gateways são um serviço de retaguarda e como tal devem ser totalmente transparentes para o comprador.

O que quero dizer?

Só faz sentido optar por um gateway se ele der TOTAL LIBERDADE para você criar um checkout eficiente, 100% integrado à sua loja virtual, sem interferência de telas pré-formatadas e muito menos de janelas popup (incrível mas elas ainda existem!!).

Estou falando de empresas como Braspag, CobreBem e BoldCron, citando as principais, e também de players menores como CobreDireto e SuperPay, fora outros que pipocam por aí.

Gateways não dão o checkout pronto. Seu papel é dar à loja a liberdade – e a responsabilidade – de construir o checkout da forma que julgar mais eficiente.

Neste caso, é vital que você conte com uma boa agência digital ou desenvolvedor que entenda de otimização de checkout.

Agora, se o gateway que você utiliza não lhe dá essa liberdade, então não há razão para usar um gateway de pagamentos.

Facilitadores de Pagamento

São também chamados de intermediários ou intermediadores de pagamentos.

Eu digo que são os responsáveis pela democratização do ecommerce nacional pois foi por meio deles que milhares de micro e pequenas empresas entraram no ecommerce.

Podem ser vistos como um pacotinho completo: meios de pagamento + controle de fraudes + checkout.

Seu principal problema: CHECKOUTS INEFICIENTES.

Facilitadores (que tal “Dificultadores”?) obrigam o consumidor a completar passos e cadastros adicionais fora da loja virtual, quase implorando para ele tornar-se um carrinho abandonado.

O checkout da loja virtual até poderia ser bom, mas o sistema de pagamentos jogou tudo por água abaixo. Não conheço loja virtual no Brasil que utilize um facilitador e que diga que não perde vendas por causa disso.

Falo de empresas como PagSeguro, Pagamento Digital, Moip, Paypal e Mercado Pago, para citar os principais.

Embora muitos destes facilitadores tenham feito melhorias – discutíveis – em seu checkouts, o formato de checkout com passos adicionais fora do ambiente da loja virtual está longe do sonho do lojista.

Mas já há boas notícias!

O Moip está lançando uma nova modalidade de integração que permite o pagamento sem sair do ambiente da loja virtual. TRADUÇÃO: o checkout ideal com facilitador será possível!

Em função disso, algumas empresas correram na frente, como o iPAGARE que está lançando um produto de checkout expresso com Moip para lojas virtuais Magento. Nele, todo o processo de checkout é feito em um único passo sem sair do ambiente da loja usando Moip.

Esta é uma tendência que outros facilitadores também vão seguir e portanto uma ótima notícia para o mercado.

Você concorda comigo? Discorda? Comente!

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Categoria: Cases

Sobre Flávio Maciel: Especialista em comércio eletrônico e marketing de conversão. Empreendedor de internet com formação em TI e Marketing. Fundador da Sherlock Commerce - Marketing de Conversão para Ecommerce. Ver mais artigos deste autor.

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Comentário (8)

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  1. Fabricio Souza disse:

    Bom dia Flávio, concordo plenamente que estes entraves acabam realmente na opção do cliente em deixar os suas compras ou “carrinhos abandonados” e seja um mal negócio a empresa e cliente. Esperamos que os facilitadores de pagamento cheguem com rapidez aos nossos sites.

    Excelente matéria de destaque. Sucesso e grande abraço a todos Empreendedores Web que sempre buscam informações atualizadas neste canal.

  2. Fabrício disse:

    Minha opinião crítica para a matéria e para o site:
    Achei bem relevante o tema e a abordagem, mas esta tendência e parcialidade para determinada empresa na minha opinião tira totalmente o crédito do artigo e indiretamente do próprio site…

    • Flávio Maciel disse:

      Fabricio, grato pelo comentário.
      Fiz um “merchan” no final, mas o objetivo é discutirmos o problema.
      Checkout fora do ambiente do site é a maior reclamação que se houve por aí, e os facilitadores sabem disso melhor que ninguém.

  3. erik uemura disse:

    Flavio muito relevante o tema levantado e com certeza e um assunto delicado e que as lojas se preocupam pois todo o trabalho de marketing, TI, SEO, etc.. Convergem para o checkout.

    Porem discordo quando diz que a ferramenta ideal de finalizacao de compra e o webservice, pois isto de pende do publico que a loja a tende e do porte do mesmo pois para alguns lojistas a aseguranca do webcheckout e tao importante quanto as finalizacoes.

    • Flávio Maciel disse:

      Olá, Erik.
      Olhe só, não estou falando de tecnologia, mas sim de experiência de compra.
      Sem dúvida não podemos abrir mão da segurança em nome da perseguida usabilidade, e é por isso que os facilitadores são tão úteis.
      Este é o problema que estou tratando e há espaço para os players de pagamentos desenvolverem soluções (tecnologias como você disse) para este fim.
      Abs

      • Erik Uemura disse:

        Concordo Flávio,

        O webservice é um dos caminhos e que na minha opinião, os lojistas e desenvolvedores brasileiros ainda não estão aptos a proteger plenamente os dados de cartão dos compradores, além do que, é passível de risco do desenvolvedor criar uma área de pagamento sem a qualidade que os intermediadores possuem, pois quem conhece o trabalho de criação de um checkout sabe dos testes de usabilidades que devem ser feitos e os métodos de usabilidade a serem tomados, tendo empresas que hoje atuam somente neste área de fornecer a melhor experiencia ao usuário. mas os intermediadores sim devem investir em outros tipos de integração, desenvolvimento, como one click buy, integrações por frame e por modais, além de fornecer cadastros ágeis tendo integrado via Post os dados cadastrados na loja, sendo informados no checkout.

        Muita coisa há por vir ainda meu caro Flávio e as expectativas claro são sempre que melhorem cada vez mais a experiencia de compra do usuário comprador, sem esquecer é claro da segurança dos mesmos.

        Abs,

  4. Euler Melo disse:

    Realmente o checkout fora do ambiente de trabalho cria uma insegurança para o comprador. Mesmo em ambientes de PagSuro e tal. É bom saber que as empresas estão buscando soluções para contornar o problema. Ótima notícia para nós que estamos iniciando.

    Euler Melo
    http://www.modadosanjinhos.com.br

  5. Flávio Maciel disse:

    Aproveitando a deixa,

    lançamos um Avaliador Gratuito de Checkouts disponível no seguinte endereço:
    http://www.ipagare.com.br/blog/conversao/autoavaliacao-do-checkout/

    Abs

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