O novo consumidor é tema de evento sobre varejo multicanal
O futuro dos negócios em tempos de integração de canais e convergência dos meios de comunicação”, foi tema do 12° Fórum de Varejo da América Latina, que aconteceu em São Paulo, nos dias 22 e 23 de setembro. O evento teve como objetivo discutir o perfil do consumidor multicanal global, que utiliza inúmeros meios, como instrumento de convergência de mídias, tornando-se o centro do universo do consumo.
Focados em palavras que expressam o cotidiano de pessoas que interagem de modo integral na chamada conectividade global como, multicanal, multiserviços e multiplataformas, o evento destacou a importância da adequação das empresas que tem como desafio principal a oportunidade de se adequar a nova realidade de consumo e aos chamados “neoconsumidores”.
Segundo dados da pesquisa apresentada pela auditoria Deloitte, no último ano, a internet teve aprovação recorde de 69% entre os meios de comunicação como veiculo mais eficiente na promoção de vendas. A pesquisa destaca ainda que 48% dos compradores online concentram o uso da web na busca por promoções e melhores preços.
A pesquisa salienta que no caso das empresas que vendem pela rede, 53% dão prioridade para ações que tenham como foco melhoria no atendimento e no relacionamento com o cliente. As recentes pesquisas sobre satisfação mostram um crescimento na ordem de 87%, na qualidade dos serviços oferecidos pelas lojas virtuais que acarretam diretamente na satisfação do público consumidor.
Para Rodrigo Pastorelli, coordenador de suporte da Tray Sistemas, a satisfação está diretamente ligada à imagem que o cliente vai propagar dessa marca na web. “Na internet é comum ver o consumidor pesquisar informações sobre a loja ou produto em informações baseadas na opinião de outros consumidores, logo um cliente bem atendido e satisfeito, acabada contribuindo positivamente com a imagem da empresa”.