Vencedor do prêmio hellofood propõe tecnologia de combate a fome

| 11/11/2014 - 11:09 AM | Comentários (0)

hellofood

Depois de um mês da campanha de empreendedorismo, que levantou discussões sobre a fome no mundo, o hellofood, empresa de pedidos de comida online presente em mais de 45 países, teve como vencedor uma alternativa que trata sobre a multimistura. O estudante de engenharia ambiental da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos), Renato Tadeu, propôs um mecanismo que estabelece uma integração entre consumidores, fabricante e doadores, dentro de uma plataforma online.

A multimistura, também conhecida como farinha múltipla, é um complemento alimentar que combate a mortalidade infantil e a desnutrição. A composição traz alguns alimentos como farelos (arroz, trigo/milho), sementes e cascas de ovos. Para o criador da ideia, a intenção é estabelecer uma ponte tecnológica entre algumas instituições que trabalham com a multimistura, como a Pastoral da Criança, com restaurantes e outros estabelecimentos que possuem sobras de alimentos.

“Com esse aplicativo podemos otimizar a comunicação entre quem precisa e quem fornece. A princípio, o público seria basicamente composto por organizadores da Pastoral da Criança, como os médicos que fazem contato com as regiões carentes nos postos de saúde, além dos donos de restaurantes A intenção é, com o sucesso do projeto, expandir o público para todo o Brasil. Dessa forma, conseguiremos aumentar a produção da multimistura e identificar as unidades com maior necessidade”, explica Renato.

“Selecionei a proposta do Renato Tadeu Rodrigues por ser uma solução voltada para a criança, onde a primeira infância (0-6 anos) representa a fase mais importante de um indivíduo, principalmente o desenvolvimento do cérebro. Além disso, aparenta ser a mais viável pois atua na produção da multimistura que não é um alimento perecível ou necessita de acondicionamento especial para a sua conservação. A sua inovação está no processo de criar uma plataforma de comunicação de toda a cadeia produtiva. Provavelmente a Pastoral da Criança poderia ser um dos champions desta ideia.”, comenta o Prof. Dr. Fábio Roberto Fowler, Diretor de Empreendedorismo – CEU/UNIFEI.

A campanha foi idealizada em função do Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, e buscou estimular o espírito empreendedor de todos os universitários brasileiros. Durante todo o mês, a empresa organizou ações que levantaram o tema sobre a fome no País, inclusive a doação de 350 kg de comida em campanha realizada no Facebook.

Segundo o diretor do hellofood Brasil, Maxime Legardez, que tem passagem pelas unidades da empresa na Rússia, Cazaquistão e Ucrânia, incentivar o empreendedorismo é uma atividade global da companhia, principalmente em uma ação que busca resolver um problema social do país.

“Não é apenas no Brasil que o hellofood busca colocar em prática ações que possam desenvolver a cultura de empreender. Essa é uma das características principais dentro da empresa, e, por ser uma companhia global, investimos nos locais que estamos, além de levantar questões fundamentais, como o problema da fome”, comenta o executivo.

A campanha premiou o vencedor com R$ 1.000,00, além de três cursos online da Endeavor, que foi parceira na organização, sobre os temas: “Startups, ferramentas para começar seu negócio”, “Como criar um negócio para a população de baixa renda” e “Acesso a capital”. O vencedor também participará de uma entrevista de estágio no hellofood. No total, a campanha recebeu 26 soluções de universitários de todo o País e teve apoio na divulgação de universidades como Unicamp, Mackenzie, Anhembi, UFABC e Unifei, entre outras.

Tags: , , ,

Categoria: Parcerias

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.