Pesquisa aponta que internautas pagariam pequenas quantias por conteúdo online

| 20/11/2009 - 02:41 AM | Comentários (0)

Uma pesquisa feita pelo The Boston Consulting Group (BCG), consultoria especializada estratégia e gestão empresarial, mostra que a maioria dos internautas pagariam pequenas quantias por conteúdo online. Foram entrevistadas cerca de 5 mil pessoas em nove países, e os valores apontados variam entre US$ 3 mensais nos Estados Unidos e Austrália e US$ 7 mensais na Itália.

Entre as informações que mais interessam os consumidores, estão as notícias. 67% dos entrevistados têm interesse em notícias exclusivas, como informações locais; 63% dos entrevistados têm interesse em cobertura especializada e 54% em informações oportunas, como serviço contínuo de últimas notícias.

O levantamento mostra, ainda, que os consumidores estão mais dispostos a pagar por notícias online fornecidas por jornais do que por outras mídias, como televisão ou portais, pois não estão interessados em conteúdos que estejam disponíveis, e de forma gratuita, em uma ampla rede de sites.

John Rose, sócio sênior do BCG em Nova York e líder global da prática de Mídia da empresa, afirma que a boa notícia é que os consumidores estão de fato dispostos a pagar pelo acesso a conteúdos exclusivos. A má notícia é que não querem pagar muito. “Porém, acumulados, esses pagamentos podem compensar de um a três anos de declínio previstos na receita com propaganda”, diz o executivo.

A pesquisa indica que surgirão diversos modelos híbridos para acessar notícias e conteúdo. 52% dos consumidores de notícias sobre negócios nos Estados Unidos estariam interessados em um pacote de assinatura impressa e online. “Os jornais precisam começar a testar a modalidade de conteúdo online pago. Será preciso um processo de tentativa e erro, até descobrir o que realmente funciona”, declarou Marc Vos, sócio do BCG baseado em Milão.

Feita via web durante o mês de outubro, a pesquisa ocorreu nos Estados Unidos (1.006 pessoas), Alemanha (1.006), Austrália (529), França (510), Reino Unido (506), Espanha (505), Itália (504), Noruega (259) e Finlândia (258). Os entrevistados foram divididos igualmente entre homens e mulheres e por quatro faixas etárias.

Tags: , , , ,

Categoria: Notícias, Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.