Acordo entre países pode tributar compras online internacionais
A Alemanha, e o Reino Unido, estão propondo acordo com as maiores economias do planeta, para a formação de uma frente que atuará no combate à evasão fiscal relacionada ao e-commerce.
O tesoureiro do Reino Unido, George Osborne, e o ministro da economia da Alemanha, Wolfgang Schäuble, dizem que a proposta teve amplo apoio dos líderes de ministérios, e de bancos, presentes em um encontro no México que reuniu os países do G-20.
Os dois ressaltam que o objetivo não é assustar os comerciantes, mas todos precisam pagar o que devem. Eles também dizem que uma aliança entre as maiores economias é a forma mais eficaz de se combater a evasão fiscal, uma vez que não penaliza os países.
No Brasil, também há um movimento semelhante. Segundo informações do Jornal O Globo, os senadores brasileiros estariam pensando em tributar as compras realizadas em sites de comércio dos EUA, para compensar os chamados estados vendedores (SP e RJ), os quais serão prejudicados com a proposta de emenda à Constituição (PEC 103/2011).
Categoria: Legislação
A proposta é importante para regulamentação das compras internacionais e evitar a informalidade do Dropshipping.