Brasileiros ainda não se adaptaram aos QR Codes, diz especialista
Embora o QR Code seja considerado uma grande aposta no comércio, essa tecnologia vem encontrando dificuldades para se consolidar no mercado. Isto porque os brasileiros ainda não se adaptaram a estes códigos bidimensionais, segundo Moyses Costa, diretor da Ondaweb – agência especialista em marketing digital.
Para o executivo, há uma barreira cultural a ser vencida. “Hoje já temos um cenário que permite explorar melhor o QR Code, mas ainda não vejo a cultura de utilização. No Japão, por exemplo, está em todos os locais. Não considero como uma tendência consolidada no Brasil, por essa dificuldade. Portanto é um aspecto muito mais cultural do que tecnológico”.
Costa acrescenta que as empresas também podem aproveitar o QR Code para redirecionar o consumidor para uma landing page, ao invés do conteúdo da plataforma. Isso permite, por exemplo, adaptar o layout para uma campanha de marketing específica.
Já para Marcelo Castro, coordenador do Ecom2012, circuito de eventos sobre e-commerce que percorre diversas capitais do Brasil, o uso dessa tecnologia vai revolucionar o varejo.
“A tecnologia vai permitir uma nova interatividade e funcionará como uma expansão da vitrine. No século XXI a gente costuma dizer que não se briga mais pela audiência e sim pela atenção. A vitrine é a audiência, porque estão lá os produtos. Só que com o QR Code é possível definir um código e etiqueta, abrindo a possibilidade da pessoa chegar num folder eletrônico, num vídeo ou num site. Na hora que se coloca o QR Code, e passa com um smartphone que te manda para algo dinâmico, ou seja, não só amplia a possibilidade de publicidade e merchandising como se conquista atenção, inclusive, com coisas criativas que é um ponto forte do brasileiro. Através dessa ferramenta é possível criar uma boa peça publicitária e não usar em mídias tradicionais e só num QR Code, provocando a curiosidade. Isso vai ser uma tendência no meio publicitário daqui para frente”, avalia.
No Brasil, o primeiro anúncio publicitário a utilizar o código QR foi publicado pela loja Fast Shop, em dezembro de 2007.
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