Expectativa de uso do QR code é de 1 bilhão de usuários até 2016, aponta pesquisa
Dados da pesquisa QR Code use, divulgada pela Pitney Bowes, apontam que os códigos de resposta rápida estão ganhando aceitação cada vez maior entre os consumidores da América do Norte e Europa, sendo os veículos impressos os que mais fomentam esta interação, alcançando 15% dos 3.000 entrevistados. Na sequência aparecem os Correios e embalagens, na casa dos 13%, seguido de cartazes, com 10%, website e e-mail, com 8% e 5%, respectivamente e por fim, TV, com 4% do uso.
Para outros materiais impressos, como faturas e extratos bancários, o uso de códigos QR pode auxiliar as empresas na oferta de ações tangíveis, agregando valor ao produto. O uso do código QR em uma conta de serviço público, por exemplo, pode levar o cliente diretamente, e com segurança, para um site em que possa efetuar o pagamento recebendo a confirmação do valor pago em tempo real.
Outra facilidade permitida pelo uso desta ferramenta é a interação com um aplicativo de mala direta para clientes que, ao serem selecionados, receberão um convite para ler o QR code,e, a partir de então, serão direcionados para uma página personalizada em que encontrarão uma oferta específica para o seu perfil.
De acordo com a pesquisa, dois fatores levam o QR code a ser identificado como a futura ferramenta de marketing. “Primeiro, ela cruza os canais tradicionais e digitais, agregando valor a ambos e é entregue através de um canal móvel, que está se tornando rapidamente o canal preferido entre os consumidores. Em segundo lugar, os códigos QR, quando implementados como parte de uma campanha de marketing coesa são altamente mensuráveis, dando uma visão transparente de como o consumidor viaja pelos canais, podendo chegar até uma transação ou, pelo menos, chegar a uma prazerosa experiência com a marca”, justifica Ronaldo Oliveira, diretor da Pitney Bowes Software Brasil.
E, essa tendência só tem a crescer. Em 2010, apenas 1% dos consumidores americanos com telefone celular afirmaram já ter usado a tecnologia. No ano seguinte este índice subiu para 5% e a expectativa é que até 2016, 1 bilhão de consumidores tenham smartphones, aponta pesquisa da Forrester Research “Os consumidores tornaram-se condicionados a fazer as coisas na ponta dos dedos e os códigos QR são um recurso que permite fácil acesso a cupons e ofertas. Os profissionais de marketing caminham em direção à mensuração de resultados de suas campanhas em tempo real e os códigos QR mostram como os consumidores mudam de atitude de um canal para outro. Se você é uma loja de noivas local ou uma marca multinacional de produtos embalados, os códigos QR são uma nova ferramenta de marketing mensurável que está ganhando força com os consumidores”, evidencia o executivo.
Categoria: Pesquisas