Comércio móvel de músicas deve movimentar US$ 5,5 bilhões em 2015 no mundo

| 02/05/2011 - 00:02 AM | Comentários (0)

As vendas de músicas por meio de aparelhos móveis podem gerar um faturamento de 5,5 bilhões de dólares em 2015 no mundo, segundo um novo relatório da Juniper Research. Isso representaria um aumento de 77% em relação aos 3,1 bilhões de dólares gerados pelo setor em 2010. As principais categorias são ringtones, ringback tones, serviços de música e videoclipes.

Juniper ainda cita um relatório de 2010 da IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica), indicando que entre 2004-2009, as vendas de músicas digitais cresceram 940%, em contraste com as vendas em mídias “físicas”, que caíram 30% durante o período.

Em 2009, as vendas globais de músicas chegaram perto dos 25 bilhões de dólares. As vendas físicas representam cerca de metade deste valor.

O estudo da Juniper também indica um aumento na participação das vendas de músicas digitais nas quatro maiores gravadoras durante os últimos quatro anos. Em 2006, as receitas provenientes de músicas digitais da EMI, Sony Music, Universal Music e Warner Music foram, em média, 10% de seu total.

No entanto, até o final de 2009 este número havia mais do que duplicado, chegando a 22%. A EMI, em seu ano fiscal de 2009, indicou que esta tendência de crescimento continue e chegue a até 30% em 2013.

A juniper também apresentou dados que mostravam uma maior penetração mundial dos dispositivos móveis para embasar seu argumento de que a música móvel vai se tornar um marco para a indústria de distribuição de música. A penetração móvel ultrapassou os 100% na Europa Ocidental em 2006 e na Europa Central e Oriental em 2007. Outros mercados importantes onde a penetração ultrapassou esta marca incluem: Argentina, Austrália, Chile, Hong Kong, Israel, Malásia, Nova Zelândia, Arábia Saudita, Singapura, África do Sul, Emirados Árabes Unidos e Vietnã.

Nos EUA, onde a adoção muitas vezes ficou bem atrás do que na Europa, a penetração passou de 90% em 2009, e na Índia e na China, a penetração foi de 62% e 60% respectivamente. No final de 2010, somente em alguns países (majoritariamente na áfrica) a penetração foi inferior a 15%. A penetração global chegou a 50% no final de 2007 e no final de 2010 situou-se em 73%.

Entre as nações do EU5 – Reino Unido, França, Alemanha, Espanha e Itália, a Espanha tem a maior parcela da população que adquire músicas via telefone celular, chegando a 31,1%, contra a média geral de 25,2%, em novembro de 2010, segundo dados da comScore.A segunda colocada foi a Alemanha, com uma taxa de 26,2%.

Tags: , , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.