e-Flation registra aumento nos preços de sites de e-commerce
Em sua segunda alta este ano, o índice e-Flation registrou aumento de 2,52% nos preços em sites de e-commerce em agosto, superando a deflação de quase 1,40% no mês anterior. No ano passado, o índice de deflação foi de 1,06%. Os resultados foram apresentados pelo Programa de Administração do Varejo (Provar), em parceria com a Felisoni Consultores Associados e com a Íconna Monitoramento de Preços no e-commerce. Ainda assim, o indicador acumula, no ano, deflação de 3,81% e de 4,82% em 12 meses encerrados em agosto.
Entre as categorias que mais contribuíram para a inflação registrada em agosto estão: informática (+0,86%), eletrodomésticos (+0,63%), Perfumes e Cosméticos (+0,32%), Eletroeletrônicos (+0,24%), cine e foto (+0,21%), medicamentos (+0,16%), livros (+0,13%) e brinquedos (+0,06%). O índice apontou que as únicas categorias que registraram deflação foram telefonia e celulares (-0,01%) e CDs e DVDs (-0 09%).
Para o presidente do conselho do Provar/FIA, Claudio Felisoni, esse momento não se caracteriza pela tendência de crescimento da inflação, mas sim, pela instabilidade dos preços. “O e-Flation começou a variar mais nos últimos meses. Isso demonstra uma instabilidade maior por parte do consumidor aliada à redução da capacidade de previsão por parte dos varejistas”, ressaltou Felisoni.
Categoria: Pesquisas