Comércio eletrônico registra inflação de 2,99% em janeiro
Os preços dos produtos comercializados no varejo on-line tiveram alta de 2,99% em janeiro, acréscimo de 5,79% em relação ao mês anterior, quando houve deflação de 2,80%. As informações são do e-Flation, índice Desenvolvido pelo Provar (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados e com a Íconna Monitoramento de Preços no E-commerce.
Oito categorias influenciaram o resultado de expressiva alta registrada em janeiro. “Eletrodomésticos” (1,02%), “Eletroeletrônicos” (0,78%), “Informática” (0,36%), “Telefonia e celulares” (0,25%), “CDs e DVDs” (0,18%), “Livros” (0,18%), “Medicamentos” (0,16%) e “Brinquedos” (0,09%). Já as categorias que registraram deflação ou inflação próxima a zero foram: “Perfumes e cosméticos” (-0,02%) e “Cine e fotos” (-0,01%).
No acumulado dos últimos 12 meses, o índice apura deflação de 4,55%, alta de 1,21% em relação aos -5,76% observados em igual período do ano anterior. O valor é o maior desde novembro de 2011, quando o índice chegou a -4,27% no acumulado.
“Após a deflação acumulada em 2012, este janeiro foi marcado mais por realinhamentos de preços do que pelas tradicionais ofertas da internet”, comenta Claudio Felisoni, presidente do conselho do PROVAR/FIA.
Categoria: Balanços