e-Flation registra deflação no e-commerce em setembro no Brasil
Os preços das mercadorias ofertadas por sites de comércio eletrônico registraram deflação de 1,1% em setembro de 2011, mesmo percentual registrado no mês anterior, sugere uma nova atualização do e-Flation, indicador desenvolvido pelo Provar e FIA que acompanha as variações dos preços dos produtos comercializados no e-commerce.
As categorias que mais contribuíram para o resultado foram: Cine e foto” (3,4%), telefonia e celulares (-2,3%), eletroeletrônicos (-1,9%), Informática (-1,7%) e “Brinquedos” (0,9%). No entanto, nem todas as categorias apresentaram queda nos preços, com a Linha Branca” (0,5%), “Medicamentos” (0,7%), “Livros” (0,8%), “Eletroportáteis” (1%), “Perfumes e cosméticos” (1%), e “CDs e DVDs” (2,2%) registrando inflação no período.
Para o presidente do conselho do PROVAR/FIA, Cláudio Felisoni, a possibilidade de o consumidor comparar preços em diversos sites, juntamente com o maior número de players no mercado, foram os fatores determinantes para a queda nos preços. No entanto, Felisoni diz que as datas sazonais que se aproximam devem elevar os preços do setor.
“Mas, nos próximos meses, aguardamos inflação em algumas categorias por conta da proximidade de datas sazonais como Dia das Crianças e Natal”, argumenta Cláudio Felisoni.
Categoria: Pesquisas